Shopee recebe autorização do BC para funcionar como instituição de pagamento

A instituição de pagamentos e serviços da Shopee vai funcionar na modalidade de emissor de moeda eletrônica

A Shopee, gigante asiática do varejo online, recebeu aval do Banco Central (BC) para funcionar como instituição de pagamento no Brasil. A autorização, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (2), estabelece que a SHPP Brasil Participações, a instituição de pagamentos e serviços da Shopee, vai funcionar na modalidade de moeda eletrônica. 

De acordo com a definição do BC, a SHPP Brasil poderá “gerenciar conta de pagamento do tipo pré-paga, em que os recursos devem ser depositados previamente”. 

O e-commerce da Shopee é controlado pelo grupo Sea, que já possui uma unidade de serviços financeiros digitais, a SeaMoney. Com foco no sudeste asiático, a companhia tem mais de 45,8 milhões de usuários ativos. A holding Sea faturou US$ 9,95 bilhões em 2021.

Crescimento da Shopee no Brasil

No ano passado, a Shopee se tornou o aplicativo de compras mais baixado do país, com mais de 100 milhões de downloads. Em abril deste ano, a companhia alcançou a marca de 2 milhões de lojistas virtuais locais. 

Leia também: Shopee deve ampliar fatia em e-commerce para dois dígitos

Em março, a Receita Federal passou a estudar uma MP (Medida Provisória) que impede que empresas de comércio eletrônico estrangeiras vendam mercadorias para brasileiros sem pagar os impostos devidos. Se aprovada, a MP deve afetar a Shopee e outras empresas do setor, como Aliexpress e Shein. 

A Shopee, no entanto, diz não ser mais um site estrangeiro, pois possui um CNPJ desde 2019 e sede localizada na cidade de São Paulo. A sede ocupa três andares de um edifício na Avenida Brigadeiro Faria Lima. O controlador é o fundador da Shopee, Forrest Xiaodong Li, da Singapura. 

Em abril, o PicPay anunciou a Shopee como parceira do marketplace do app, a PicPay Store. Os usuários que optam por comprar produtos na loja diretamente no app do PicPay pode receber até 6% de cashback. A PicPay Store, uma das apostas de crescimento da carteira digital, já possui mais de 330 parceiros.