Setor imobiliário desacelera no 3º trimestre de 2021

A redução no poder de compra da população afetou o setor.

Após registrar vários meses consecutivos de ganhos, o setor imobiliário desacelerou no terceiro trimestre de 2021. Os relatórios operacionais preliminares divulgados pelas grandes incorporadoras do país apontaram que o setor elevou os lançamentos no período, mas as vendas não acompanharam.

Os lançamentos avançaram 19,2% entre julho e setembro na comparação anual, a R$ 9,023 bilhões. Contudo, as vendas líquidas não foram mesmo ritmo, seguindo a mesma base comparativa, o aumento foi de 1,7%, chegando a R$ 7,090 bilhões.

Os dados respondem à soma dos resultados de 14 incorporadoras listadas na B3 (bolsa brasileira).

No geral, o fator que mais afetou os resultados foi a redução no poder de compra da população, que assistiu o aumento considerável dos preços dos imóveis na planta devido a elevação nos custos dos materiais de construção. Além disso, segundo o Money Times, os juros dos financiamentos imobiliários pelos bancos também impactaram o setor.

Em setembro, a Caixa anunciou a diminuição de 0,4 ponto percentual nos financiamentos ligados à poupança, já os grandes bancos privados aumentaram suas taxas em aproximadamente 1 ponto.