NFTs: tuítes apontam parceria digital entre Nike e Louis Vuitton

Caso concretizada, a colaboração entre as duas marcas representará a entrada da marca de luxo francesa no mundo das NFTs

A comunidade de entusiastas de NFTs (tokens não fungíveis) está especulando nas redes sociais uma possível parceria entre Nike (NIKE34) e Louis Vuitton (LVMH) para lançar uma coleção de calçados NFT. Caso firmada, a parceria marcará a entrada da marca de luxo francesa no mundo das NFTs. 

Os rumores sobre a suposta colaboração começaram a surgir nos últimos dias. Em 16 de maio, Benoit Pagotto, cofundador da startup RTFKT, que pertence a Nike, postou no Twitter (TWTR 34) que a empresa teria “colaborações icônicas e parcerias revolucionárias” para anunciar nos próximos seis meses. Um dia após o tweet, Samuel Cardillo, chefe de tecnologia da RTFKT, tuitou que as próximas duas semanas seriam “selvagens”.

Em 20 de maio, Pagotto voltou a atiçar os curiosos por NFTs, escrevendo que um novo produto seria anunciado na semana seguinte às 2:00 da manhã (horário de Los Angeles) e seria “muito francês”. 

A Louis Vuitton, curiosamente, irá fazer uma exposição com experiências imersivas em Nova York entre os dias 27 e 31 de maio. O evento mostrará 47 edições do tênis Air Force 1, do falecido designer Virgil Abloh. Outro sinal que comprovaria a teoria dos entusiastas dos tokens não fungíveis é a resposta dada por Pagotto a um seguidor no Twitter. Perguntado sobre quais seriam as colaborações, o cofundador da startup respondeu com um emoji de avião, algo que pode ser interpretado como um aceno à exposição Air Force da grife francesa, batizada em homenagem ao avião oficial do presidente norte-americano. 

Além desses “sinais”, a Louis Vuitton fez um post no Instagram na semana passada no qual apresentava uma “espiada” em um dos novos tênis Air Force 1 com o logotipo da Nike. O post foi comentado por Pagotto, que utilizou três emojis de fogo na publicação.

Os NTFs estão revolucionando o mercado de luxo. Em 2019, antes mesmo das NFTs atingirem seu pico de popularidade, empresas do ramo começaram a se aventurar nesse mercado. Uma pesquisa do Morgan Stanley revelou que o Metaverso e NFTs podem trazer lucro de US$ 56 bilhões para o mercado de luxo até o fim de 2030.