Senadora dos EUA defende divisão da Amazon

A senadora diz que Bezos precisa ser responsabilizado pelas manipulações de busca.

A senadora norte-americana Elizabeth Warren e várias outras empresas da Índia  defenderam divisão da Amazon.com e cobraram do governo uma investigação sobre a companhia. 

A senadora se pronunciou nessa sexta-feira depois que uma reportagem mostrou a cópia de produtos e manipulação resultados de buscas feitas pela empresa na Índia, um dos maiores mercados da empresa. 

A reportagem revelou que a companhia norte-americana promoveu uma campanha sistemática para criar imitações de produtos e manipulando resultados de busca para favorecer suas próprias marcas na em solo indiano.  

O relatório mostrou através de milhares de documentos internos da Amazon, pelo menos na Índia, a manipulação de resultados de busca em favor dos produtos da companhia. A notícia gerou críticas contra a Amazon vinda dos dois partidos no Congresso dos Estados Unidos. 

A Senadora, antiga crítica da Amazon, disse que “que a companhia propositadamente manipulou sua plataforma para beneficiar seu lucro, enquanto prejudicou pequenas empresas e empreendedores”.  

Procurada, a companhia afirmou em comunicado que “as alegações são incorretas e não têm base” e disse ainda que proíbe estritamente o uso ou compartilhamento de dados não públicos dos vendedores com eles, incluindo com vendedores de marcas privadas.