Santander (SANB11) lança inteligência artificial que ajuda a controlar gastos

O banco irá liberar o serviço nesta semana para todos os correntistas

O banco Santander (SANB11) está lançando uma inteligência artificial que ajuda o usuário a ter mais controle sobre os seus gastos. A instituição financeira irá liberar o serviço nesta semana para toda a base de clientes pessoas físicas.

A inteligência artificial se baseia em transferências do correntista, logo, após abrir o aplicativo do banco, os clientes irão receber informações personalizadas de seus gastos. A nova tecnologia irá oferecer dicas financeiras sobre como usar o seu dinheiro. 

Desde o início do projeto, o Santander vem adicionando novos casos de consumo. Atualmente, a instituição financeira já soma 45 temas de consumo lançados. O objetivo do banco é ter, até ao final do ano, 100 casos. 

De acordo com o banco espanhol, uma das formas de interação da inteligência artificial é por meio de um quiz em que a pessoa verifica quanto gasta por mês. Dentre os casos, há orientações sobre serviços de assinatura, como streamings de filmes.

O banco tem a expectativa que os clientes tenham uma aceitação expressiva do novo serviço de tecnologia. 

“Desde que foram lançadas experimentalmente, as dicas de gestão financeira recebem em média cinco vezes mais cliques do que qualquer outra informação disponibilizada no app para pessoas físicas”, escreveu o banco em nota.

O Santander afirma que a inteligência artificial deve se expandir na medida em que for ligada ainda mais ao open finance. 

“Poderemos mapear o comportamento de consumo do cliente em outros ambientes financeiros, que ele nos consentir, e desta forma sermos ainda mais efetivos nos seu assessoramento”, afirmou Marcela Ulian, superintendente executiva de  Negócios Digitais do Santander, em nota.

No futuro, a ideia do Santander é que usuários tenham assessoria financeira contextualizada de acordo com a jornada no aplicativo. Segundo Ulian, a ferramenta está associada à estratégia do banco “de se tornar a maior empresa de consumo do país”.