Renda Fixa: especialistas apontam cenário animador a curto prazo

Nesta quinta-feira (4), a Expert XP trouxe o painel "Renda Fixa: agora é o momento de investir?

O cenário atual para a renda fixa no Brasil é animador. É o que afirma Marcelo Urbano Dias, diretor de Gestão na Augme Capital, durante o painel “Renda Fixa: agora é o momento de investir?”, realizado nesta quinta-feira (4), na Expert XP.

“Não vejo nenhum grande problema. Tirando o bode das eleições, acho que podemos ter um cenário de queda de juros que começa a ser um pouco mais saudável para as empresas. Isso melhora o ambiente para os investidores e nos dá oportunidade para os investimentos”, afirmou Urbano.

Já Fausto Filho, CIO e Gestor de Renda Fixa e Crédito Estruturado da XP Asset Management, seguiu na mesma linha e se mostrou muito confiante para o cenário de renda fixa a curto prazo.

“Primeiro ano de qualquer governante é sempre bom. Os índices de expectativas estarão melhores, o juro pode começar a cair. Na média, pode ficar alto, mas devem cair. Não vejo problema nas empresas, salvo exceções, e ter oportunidade. Continuar buscando as oportunidades, escolhendo bem as empresas”, salientou Fausto. 

Fausto também valorizou o mercado de capitais. Para ele, os investidores entenderam o tipo de negócio e aprenderam que há um retorno a ser explorado. 

“Nosso déficit de infraestrutura é gigante, e quem vem financiando isso somos nós. As debêntures e os fundos de infraestrutura, por exemplo. De toda forma, o papel de mercado de capitais, nesse segmento, ele é super importante”, disse Fausto.

“Percebemos que os investidores entenderam esse negócio, sabem que tem retorno para serem explorados num ativo, num fundo de renda fixa. As empresas entenderam que conseguem se financiar, e os investidores perceberam que terão bons retornos”, completou o CIO e Gestor de Renda Fixa e Crédito Estruturado da XP Asset Management.

“Brasil é o país das oportunidades. O Brasil não tem nada de infraestrutura, mas com recursos abundantes. Isso gera, para investimento, oportunidades. Teremos uma oportunidade gigante em infraestrutura nos próximos anos”, salientou Urbano.  

Tipo de investimento em renda fixa, cenário de crédito anima

Para Urbano, o cenário de investimento no crédito é bem animador. “O crédito no Brasil é uns 60% do PIB. Essa oportunidade de uma série de gestoras enxergaram de que não é um negócio só bancário. O que estamos fazendo nesse mercado é possibilitando que a economia acesse algo mais qualificado, mais longo prazo”. 

“O crédito no Brasil, o beta é protegido, pois os ativos são todos indexados no CDI. Estamos melhor precificado, com menos duration, menos risco de prazo, mas olhando o mundo, os spreads no Brasil não sofreram que nem lá fora”, analisou Urbano. 

Fausto se mostrou também animado com o cenário de crédito, mas pontuou quanto a seletividade. “A gente continua animado com o cenário de investimento no crédito. Porém, temos que ser mais seletivos. Aqui no Brasil, por mais que existam riscos, o mercado de crédito é muito mais protegido do que lá fora”, concluiu.

Além de Marcelo Urbano Dias e Fausto Filho, o painel “Renda Fixa: agora é o momento de investir?” contou com a mediação de Sérgio Leite, Head Crédito para IFs, Fundos e Securitização.