Redução de chuva permite retomada da mineração em MG

A Gerdau já começou a planejar a retomada de sua unidade de mineração nos próximos dias.

A redução do nível de chuvas no estado de Minas Gerais possibilitou uma retomada nas atividades de produção de minério de ferro na região.

As chuvas acima da média no estado levaram a Vale, CSN, Gerdau e Usiminas (USIM5) a interromperem as atividades de mineração na área. A produtora de zinco Nexa Resources também reduziu a capacidade da mina Vazante para 60%.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de uma precipitação mais fraca e isolada nas principais áreas produtoras de minério do estado.  “A partir da próxima semana, a tendência é poder voltar à atividade normal. Podemos ver pancadas mais recorrentes e volume significativo novamente no final de janeiro, mas nada próximo ao início do ano”, disse Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.

A Gerdau já começou a planejar a retomada de sua unidade de mineração nos próximos dias, caso o tempo continue melhorando.

A redução da chuva no Brasil fornece um novo driver para a recuperação dos futuros de minério de ferro. As paralisações desde 8 de janeiro afetaram cerca de 1,8 milhão de toneladas das exportações do estado, segundo cálculos da Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), com base em informações das empresas. Essas perdas podem ser recuperadas ao longo do ano.