QuintoAndar anuncia reformulação após centenas de demissões

Dois novos executivos foram anunciados pela companhia de imóveis

A QuintoAndar confirmou a contratação de dois novos executivos, segundo levantamento do “Valor Econômico”. Frederico Sant’ Anna, ex-diretor sênior da Red Ventures, e Larissa Fontaine, a norte-americana e ex-vice-presidente do Google One, assumem os cargos de Vice-presidente de Soluções para Corretores e de Chief Product Officer, respectivamente.

Larissa Fontaine, que também já foi ginasta pela seleção dos EUA na categoria, trabalhará de Palo Alto, diretamente do Vale do Silício. O cargo, anteriormente ocupado por André Penha, é responsável pela inovação à experiência do cliente no Quinto Andar. Com isso, Fontaine será a quarta funcionária da startup atuando na Califórnia.

Leia também: QuintoAndar, Loft e Facily: onda de demissões, com “Zoom e ceticismo”, reflete mudança de humor

Já Frederico Sant’anna atuará no estado de São Paulo, e atuará na integração dos produtos para imobiliárias. Os setores de garantia de aluguel e o portal ImovelWeb da companhia serão responsabilidades do engenheiro mecânico. 

As contratações acontecem algumas semanas após o QuintoAndar ter demitido cerca de 160 funcionários, o equivalente a 4% de sua equipe. Segundo a companhia, as demissões aconteceram por conta do processo de reorganização das prioridades do negócio.

A startup imobiliária afirmou que houve também a realocação de alguns funcionários. 

Apesar disso, as demissões foram realizadas em todos os setores da companhia, como tecnologia, marketing e recursos humanos. Além disso, o corte ocorreu nas diversas cidades em que atua, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

O processo de reestruturação seria consequência do fraco desempenho da plataforma, considerando o contexto de crise econômica agravada e a alta dos juros. A empresa, no entanto, nega a crise. O caso da QuintoAndar, aconteceu após o levantamento de US$ 420 milhões em duas rodadas de investimento no ano de 2021.

QuintoAndar, Loft e Facily: onda de demissões reflete mudança de humor

Apesar da reformulação nos cargos de liderança, o fenômeno na startup reflete algo maior. QuintoAndar, Loft e Facily demitiram ao menos 580 profissionais desde a semana passada.

As startups promoveram desligamentos em massa para se ajustar à mudança de humor do mercado das empresas de tecnologia, que vive sob o fantasma dos juros altos – a perspectiva no mercado é que a Selic bata os 13% ao ano até o fim de 2022. Ceticismo, demissões via Zoom e de pessoas com pouco tempo de casa marcaram esses processos recentes, segundo apurou o BP Money.

O tom macroeconômico mudou nos últimos meses. Globalmente, o FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou para baixo as expectativas econômicas, para 3,6% no crescimento neste e no próximo ano, o que acaba afetando o ânimo para investimentos no Brasil. O setor de venture capital, particularmente, é combalido com o aumento dos riscos e do custo do dinheiro.

Dessa forma, nos últimos sete dias, o feed do LinkedIn foi inundado com postagens de pessoas demitidas das empresas, como a QuintoAndar, e comentários sobre um hiperdimensionamento das startups, que teriam dado um passo maior que a perna e agora precisam encolher. Com a escalada das tensões no mercado, existe também a possibilidade de aumento da pressão dos investidores para entrega de resultados melhores.