Privatização da Petrobras (PETR4) vai levar quatro anos, diz Bolsonaro

O presidente voltou a criticar o lucro da companhia e disse que a petrolífera pode "quebrar o Brasil"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a privatização da Petrobras (PETR4) deve durar, no mínimo, quatro anos, em entrevista ao apresentador Ratinho, na Massa FM, nesta terça-feira (31). O presidente também afirmou ter a ideia de “fatiar” a companhia. 

“A privatização da Petrobras leva no mínimo quatro anos. Tenho uma ideia de fatiar a Petrobras. Realmente não está dando certo ultimamente”, disse Bolsonaro. 

O presidente falou sobre o impacto do preço dos combustíveis na popularidade do governo em ano eleitoral e voltou a afirmar que a companhia pode “quebrar o Brasil” caso continue a subir os preços dos combustíveis. 

Bolsonaro também disse que a Petrobras possui interesse apenas no lucro em detrimento do aumento do custo de vida para a população. “Apesar de estar na Constituição seu caráter social, ela não se aplica. Tem um lucro fenomenal, não se compara percentualmente com outras petrolíferas no mundo todo”, afirmou.

No primeiro trimestre de 2022, a Petrobras registrou lucro de R$ 44,5 bilhões, uma alta de 3.718,4% em comparação com o mesmo período de 2021.

Leia também: Petrobras (PETR4) lidera lucro entre petroleiras do mundo; confira

Na segunda-feira (30), o presidente também disse, em entrevista ao apresentador Sikêra Júnior, do Alerta Nacional da Rede TV, que a Petrobras funciona como uma “semiestatal com monopólio”. Na ocasião, ele afirmou que “a privatização da Petrobras, se der tudo certo, vai levar 4 anos. É muito complicado”. 

Bolsonaro disse que não entende, em detalhes, o funcionamento da paridade internacional de preços. “Trocamos agora o ministro de Minas e Energia e estamos buscando trocar o presidente da Petrobras. O que nós estamos sabendo é que há uma caixa preta. Muitas vezes, você não tem informações. A tal da paridade de preço internacional: queremos saber a mecânica disso”, declarou. 

Nesta terça-feira, foi divulgado que o MME pediu de maneira formal ao ministério da Economia a inclusão da Petrobras em uma lista de estudos para que a privatização da companhia seja estudada.