Presidente da Apple assina acordo de US$ 275 bi com China

O acordo visa solucionar ameaças que teriam prejudicado a empresa no país

Segundo informações divulgadas pelo The Information nesta terça-feira (7), o presidente-executivo da Apple (AAPL), Tim Cook, assinou um acordo com autoridades da China estimado em cerca de US$ 275 bilhões, visando solucionar ameaças que teriam prejudicado a empresa no país.

A agência britânica Reuters tentou entrar em contato com a Apple, mas a companhia não respondeu o pedido de comentário.

A reportagem revela que o acordo de cinco anos foi feito quando o executivo visitou a China em 2016 para encerrar uma série de ações regulatórias contra a empresa.

A questão é que as autoridades chinesas acreditavam que a gigante da tecnologia não estava contribuindo o suficiente para a economia local, por isso Cook assinou o acordo com uma agência governamental chinesa, fazendo concessões a Pequim e obtendo importantes isenções legais.

O acordo, conforme publicado pelo Information, garantia que parte do investimento da Apple na China iria para a construção de novas lojas de varejo, centros de pesquisa e desenvolvimento e projetos de energia renovável.

Com expansão anual de vendas de 83% no quarto trimestre fiscal, o país asiático é consolidado como um dos maiores mercados da companhia.

Ainda de acordo com o documento, a Apple prometeu usar mais componentes de fornecedores chineses em seus dispositivos, assinar acordos com empresas de software chinesas, colaborar em tecnologia com universidades do país e investir diretamente em empresas chinesas de tecnologia.