Plataforma da XP para negociação de criptomoedas será lançada em agosto

Companhia irá oferecer aos clientes a possibilidade de operar criptos usando robôs e algoritmos próprios

A Xtage, plataforma da XP Inc. para negociação de criptomoedas, deve ser liberada para os clientes em agosto, afirmou o diretor de produtos financeiros da XP, Lucas Rabechini ao InfoMoney. Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) serão negociados em um primeiro momento. 

A companhia afirmou ao site que irá oferecer aos clientes a possibilidade de operar criptos usando robôs e algoritmos próprios por meio de uma integração com a MetaTrader 5, uma plataforma de negociação eletrônica. 

A XP já tem integração com o sistema da MetaTrader, com traders operando ações, câmbio, contratos futuros, e diversos outros ativos. Com a inclusão de criptomoedas, a Xtage busca conquistar um público mais amplo, com maior conhecimento de mercado financeiro e que, muitas vezes, usa o day trade para aproveitar a volatilidade.

“A gente não só introduz a cripto para um público diferente, mas incluímos um nível de profissionalização, de sofisticação”, afirmou Rabechini ao InfoMoney.

Segundo ele, quem usa um sistema como a MetaTrader fica horas na frente do computador negociando, enquanto um cliente regular do aplicativo costuma acessar por poucos minutos a plataforma, usando para verificar a carteira ou negociar rapidamente os ativos. Por isso, Rabechini entende que o nível de concentração e foco que o usuário fica nessa plataforma é muito maior. “São públicos totalmente diferentes”, disse.

Até o início de 2023, a XP pretende incluir pelo menos outras 10 criptomoedas em seu portfólio. A partir do momento que estiverem no sistema, também estarão disponíveis para negociação no MetaTrader. 

A integração ainda não estará disponível logo no lançamento da Xtage ao público geral, mas os testes internos já estão acontecendo e será questão de semanas para que o uso da MetaTrader seja possível. 

Ainda, a Xtage já foi lançada para funcionários da XP e, nos últimos dias, também para alguns clientes selecionados. O sistema, integrado com o aplicativo da XP, permite aos usuários investir no mesmo local em que já compram e vendem outros ativos. Mesmo assim, a negociação de criptomoedas será permitida apenas para clientes que tiverem o perfil de risco adequado segundo o sistema da corretora.