PIX: Banco Master ensina como se proteger de golpes

O Banco Master procurou dar dicas para ajudar os seus clientes a garantirem a sua segurança digital

Golpes pelo PIX têm sido cada vez mais frequentes. Muito utilizado pelos brasileiros, a plataforma de pagamento e transferência bancária do Banco Central se tornou também um meio que bandidos encontraram para aplicar ações como estas. 

Cada vez mais comum, o Banco Master procurou dar dicas para ajudar os seus clientes a garantirem a sua segurança digital, seja por golpes no PIX ou até no WhatsApp. 

De acordo com a instituição financeira, o primeiro passo é entender quais tipos de golpe são comuns aplicados pelos criminosos e quais são as suas principais abordagens. Por conta da facilidade do Whats e da praticidade do PIX, é importante se certificar antes de transferir uma quantia significativa para alguém ou informar sua chave de acesso do aplicativo.

Tipos de golpe no PIX ou no WhatsApp

– Links suspeitos enviados para uma transferência: Muitas vezes os golpistas enviam links através do Whatsapp, SMS ou e-mail se passando por empresas grandes como bancos ou operadoras telefônicas e colocam mensagens como “pagamento atrasado”, “conta pendente” ou simplesmente solicitam a atualização dos seus dados.

Caso isso ocorra, é importante sempre evitar clicar no link. A dica é buscar em canais oficiais do atendimento da empresa que, supostamente, enviou o link;

– Parente ou amigo pedindo transferência urgente: outro golpe bastante comum é o de alguém próximo pedindo uma transferência urgente, justamente para que você não tenha muito tempo para questionar o ato. 

Às vezes, esse contato não está com o número original e informa que trocou de número e está precisando de dinheiro. Os criminosos costumam buscar fotos de pessoas que você conhece nas redes sociais e tentam se passar por elas com um outro número para conseguirem a quantia que buscam.

O ideal é fazer uma ligação com a pessoa e confirmar a informação antes de transferir o dinheiro. Caso a mesma não atenda, aguarde o tempo suficiente até conseguir entrar em contato;

– Código de segurança ou senha PIX: Não há como clonar a sua conta do WhatsApp, até porque não é possível acessar a conta do aplicativo em dois celulares diferentes e até mesmo em duas janelas diferentes do navegador ao mesmo tempo. O que pode acontecer são 2 situações. 

A primeira é de o chip ter sido roubado ou clonado e, com isso, conseguiram usar sua conta para aplicar golpes. A segunda é que você pode ter deixado o WhatsApp Web aberto em algum computador de uso público. 

Por isso, fique atento caso não esteja conseguindo acessar o seu aplicativo, sempre informe a operadora se o seu telefone for roubado e tome cuidado ao informar seus dados pessoais em sites duvidosos, já que é possível fazer um cadastro de um chip novo com o seu número, caso uma pessoa mal-intencionada tenha essas informações;

– Pagamentos por aproximação e wi-fi público: algumas facilidades tecnológicas aparecem para, como o nome já diz, facilitar a vida dos usuários. Porém, também acaba facilitando para os bandidos aplicarem golpes. 

Por isso, esteja sempre atento ao uso das máquinas de cartões para pagamentos por aproximação, prefira outros métodos ou verifique a confiabilidade do estabelecimento. Também procure evitar utilizar redes de wi-fi público para realizar transferências bancárias, os seus dados podem estar em perigo;

– QR code falso: muitos sites já oferecem o pagamento  com o PIX por meio de um QR code. No entanto, alguns sites falsos estão utilizando esse método para receber transferências através do PIX, por isso sempre verifique o nome e os dados da pessoa para a qual está transferindo o valor;

– Bug do PIX: esse golpe começou a ser amplamente divulgado nas redes sociais informando que através de um bug do PIX é possível transferir um valor para certas chaves e receber um prêmio com um valor maior de volta.

No entanto, são fake news arquitetadas por criminosos que recebem esses valores através da sua chave. Por isso, fique atento a promessas de dinheiro fácil pela internet. O sistema criado pelo Banco Central é seguro e sem bugs.  

Golpes no PIX e no Whats aumentaram

Com o aumento de crimes, o vereador Marcelo Messias (MDB-SP) voltou a defender o fim do Pix em São Paulo, após um levantamento da CNN mostrar o aumento de 228,4% dos crimes envolvendo o meio de pagamento e transferência bancária. 

Outro golpe ocorreu com a fintech Superdigital, do banco Santander (SANB11), que sofreu um prejuízo de R$ 13 milhões após um golpe com Pix.

Além do PIX, também estão ocorrendo golpes pelo WhatsApp. O novo sistema do Banco Central, Valores a Receber, foi a bola da vez. Golpistas vêm utilizando a ferramenta para subtrair valores de pessoas desavisadas e a ação ocorre por meio do aplicativo de troca de mensagens.