PetroRio (PRIO3) faz nova proposta pela Albacora Oeste

CEO da PetroRio diz que decisão sobre o Campo está com a Petrobras (PETR4)

A PetroRio (PRIO3), durante a apresentação dos resultados do 2T22, ressaltou a importância do Campo Albacora, ainda em negociação – chamado de Albacora Oeste. Nas últimas semanas, o site “PetroleoHoje” e a “Reuters” noticiaram que a Petrobras (PETR3;PETR4) teria suspendido a venda de Albacora, informação negada pela estatal.

De acordo com o CEO da PetroRio, Roberto Monteiro, a petroleira fez uma nova proposta de compra do campo, baseada no fato de que a reserva é maior do que inicialmente foi calculada quando do início das negociações de compra da área petrolífera.

“A bola está no campo da Petrobras”, relatou Monteiro. Segundo ele, a Petrobras “tem corrente favorável e tem corrente desfavorável com relação ao desinvestimento”. 

A PetroRio destacou que o Campo Albacora é prioridade para a companhia. “Não vamos fazer M&A [fusões e aquisições, na sigla em inglês] para crescer o império, a gente faz alocação de capital”, justificou o CEO da PetroRio

A Petrobras havia colocado o campo à venda no final do ano passado e a PetroRio (PRIO3) tinha inicialmente demonstrado interesse em adquiri-lo.

Em abril, PetroRio (PRIO3) comprou Albacora Leste por US$ 2,2 bilhões

Em 27 de abril, a PetroRio (PRIO3) fechou a compra do campo de Albacora Leste, pertencente à Petrobras (PETR3;PETR4), por US$ 2,2 bilhões. A negociação foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Com a aquisição de Albacora Leste, a PetroRio (PRIO3) praticamente dobrou, tanto em termos de produção, como em receita e Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). A empresa produz, atualmente, 34 mil barris/dia, e a compra adiciona outros 27 mil. 

Em novembro, a PetroRio havia sido escolhida para negociações exclusivas com a Petrobras (PETR3;PETR4) envolvendo os campos de Albacora e Albacora Leste. Após meses de negociação, no entanto, as duas empresas optaram por focar em Albacora Leste, o menor dos dois campos. As negociações para fechar Albacora continuam.