Petrobras (PETR4): comitê recomenda aprovação de Coelho como CEO

Indicado aguarda avaliação da assembleia-geral dos acionistas

O comitê de elegibilidade da Petrobras (PETR4) confirmou nesta terça-feira (12), por unanimidade, a recomendação do nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da companhia.
 
A confirmação do comitê da Petrobras foi protocolada em ata na CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que regula o mercado brasileiro), e aconteceu um dia antes da Assembleia-geral dos acionistas da estatal, que será responsável por confirmar cargos importantes na empresa, como o Presidente Executivo e o Presidente do Conselho de Administração, através de uma votação geral.
 
O comitê, que tem como função avaliar se o candidato ao conselho ou a diretoria da petroleira possui conflitos de interesse ou processos na Justiça, confirmou que Ferreira Coelho está dentro dos critérios propostos para ser elegível ao cargo.

Veja também: Petrobras (PETR4) recebe indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência
 
Nas últimas semanas, o economista Adriano Pires, indicado a CEO, e o presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, indicado à presidência do conselho, desistiram de ambos os cargos por conta de um alerta de conflitos de interesses do comitê.
 
O conselho da estatal também recebeu a negativa de Décio Oddone, ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), e antes da aprovação de Ferreira Coelho, lidou com o insucesso da indicação do secretário especial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, que além de não ter o apoio de voto do presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), também foi acusado de uso indevido do sistema do Ministério da Economia para fins ilegais, não tendo aprovação do comitê.
 
A avaliação de Ferreira Coelho pelo Celeg (Comitê de Elegibilidade) primeiro foi com o aval ao cargo de Presidente do Conselho Administrativo, a posteriormente, o mesmo foi indicado para assumir a Presidência Executiva da estatal.
 
Após a indicação, o comitê também fez algumas recomendações referentes às atividades do candidato: empresas em que Ferreira Coelho tenha alguma participação societária devem deixar de prestar serviços a fornecedores, concorrentes, ou à própria Petrobras.
 
Atual presidente conselho de administração da PSSA  (Pré-Sal Petróleo), e ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia entre abril de 2020 e outubro de 2021, Ferreira Coelho aguarda a decisão da votação que ocorrerá na próxima quarta-feira (13), na reunião do Conselho da Assembleia de acionistas da Petrobras.