Petrobras (PETR4) recebe indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência

Indicado já foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.

Na última quarta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para ocupar o cargo na presidência da Petrobras (PETR4). 

O indicado atuou como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia entre abril de 2020 e outubro de 2021, e atualmente é o presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), e caso confirme sua candidatura, será o terceiro presidente da Petrobras na gestão de Jair Bolsonaro (PL).  

Junto com o anúncio de Ferreira Coelho, o governo federal também indicou o engenheiro civil Márcio Andrade Weber para assumir a presidência do Conselho de Administração da petroleira. 

A indicação aconteceu logo após indefinições e turbulências nos últimos dias, causadas por recusas de nomes importantes que haviam sido indicados para assumir o cargo de presidente da estatal. 

Nomes importantes já recusaram o cargo na Petrobras

Rodolfo Landim (atual presidente do Clube de Regatas do Flamengo) e Adriano Pires (responsável pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura – CBIE) foram os primeiros a recusarem o cargo, alegando conflitos de interesse para seus negócios. 

O Palácio do Planalto também recebeu a negativa de Décio Oddone, ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), e por último, lidou com o insucesso da indicação do secretário especial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, que além de não ter o apoio de voto do presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), também foi acusado de uso indevido do sistema do Ministério da Economia para fins ilegais. 

Votação da assembleia continuará na mesma data

Apesar da hipótese de adiamento da votação levantada na manhã da última quarta-feira (6) por parte do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, posteriormente foi confirmado pelo governo federal que os nomes indicados entrarão para votação na reunião da Assembleia no próximo dia 13, mantendo a data proposta inicialmente. 

Por sua vez, logo após o anúncio do governo, a Petrobras emitiu um comunicado oficial dizendo que a indicação de Ferreira Coelho como presidente “deverá ser deliberada posteriormente pelo Conselho de Administração da companhia” – dando indícios de que a votação pode ser realizada em duas etapas ou em dias diferentes pelo conselho.