Oi (OIBR3) conclui venda de V.tal para BTG (BPAC11)

Participação da operadora na unidade de fibra óptica irá diminuir

A operadora Oi (OIBR3) confirmou a venda parcial da V.tal, unidade de fibra óptica, para o grupo BTG Pactual (BPAC11).

Com a venda realizada pela Oi, o BTG, juntamente com a Globenet Cabos Submarinos, deterá o controle das operações da V.tal.

Considerando o somatório das parcelas primária, secundária, adicionais e do valor justo da Incorporação do Investidor, o montante final da operação ficou em R$ 12,923 bilhões.

Logo, com a aquisição, os novos detentores BTG e Globonet já possuem 51% da unidade de fibra óptica, e poderão deter ações representativas de 57,9% do capital social total e votante da subsidiária.

Ambas as empresas terão acesso a essa porcentagem de participação após a finalização dos processos de incorporação de vendas.

Além disso, as novas detentoras também combinaram que haverá o ajuste de preços limitados a 7,38% do total de ações representativas do capital da V.tal, tudo isso após começarem a aparecer os resultados de mais negociações.

Tal reajuste de preços permitirá que o BTG passe a ter 65,28% de participação no acordo.
 

Mudanças na participação já estavam acordadas entre Oi e BTG

Antes mesmo da conclusão da negociação, a própria Oi havia anunciado a possibilidade de ajustes para a transação. Na ocasião, a operadora afirmou que as mudanças iriam depender das métricas de desempenho acordadas entre ela e o grupo BTG.

A Oi também relatou que o acordo foi feito com base em estudos feitos juntamente com o BTG, a fim de realizar uma negociação viável com o grupo.

“O fechamento da operação ocorreu após extensas negociações entre as partes sobre os termos e condições finais da Operação, que foram refletidas no Termo de Fechamento celebrado nesta data. Neste Termo, as partes concordaram em ajustar o contrato de provimento de capacidade FTTH para refletir condições comerciais mais favoráveis à Oi no preço mensal por HC e no índice de reajuste aplicável, tornando, em contrapartida, os serviços mais competitivos”, disse a operadora.

A proposta foi homologada como vencedora pelo Juízo da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, em procedimento competitivo judicial realizado em conformidade com o aditamento ao plano de recuperação judicial aprovado pelos credores e homologado pelo mesmo juízo em no dia 5 de outubro de 2020.

A venda de fatia da V.tal é mais uma parte do plano de recuperação judicial vivido pela Oi.