Nestlé anuncia compra da Puravida, marca brasileira de nutrição

Gigante transnacional suíça visa crescer no setor de nutrição

A Nestlé Brasil acaba de adquirir a Puravida, marca de saúde e nutrição que faturou R$ 300 milhões em 2022. A companhia está comprando 100% do capital, entretanto o fundador da empresa, Flávio Passos, e o CEO, Adrian Franciscono, continuarão na Nestlé como executivos à frente do negócio. 

A Puravida reforçará a Nestlé Health Science, vertical que já oferta no Brasil suplementos nutricionais orais, bebidas nutricionais prontas para consumo e proteínas em pó. Segundo a head Latam da vertical, Monica Meale, em relato ao Brazil Journal, a Nestlé aposta alto na vertical, pois pretende se tornar “uma empresa de nutrição”. 

A Puravida foi fundada há 7 anos por conta de um drama pessoal de Flávio Passos, fundador da empresa. Passos era semi-obeso na adolescência por conta de problemas na alimentação e sofreu com muitos problemas de saúde, como asma.

O carro-chefe da companhia de nutrição são as vitaminas e os suplementos, categoria que está crescendo no Brasil e correspondem por 57% das vendas da Puravida. A companhia vende seus produtos tanto em lojas físicas especializadas em nutrição quanto em e-commerce. 

O portfólio da empresa de nutrição é complementar ao da Nestlé. A companhia tem 160 SKU’s (em inglês Stock Keeping Unit) de nutrientes, suplementos alimentares e as chamadas “super foods”. 

O CEO da Nestlé, Marcelo Melchior, afirmou que pretende ampliar a presença da Puravida no canal farma. Como a Nestlé marca forte presença no setor farmacêutico, a distribuição dos produtos Puravida teria aumento considerável. 

A Puravida também se beneficiará em dois quesitos: a cadeia de abastecimento e suprimentos, visto que o poder de compra da gigante transnacional suíça poderá beneficiar a companhia; e a logística. 

Antes da aquisição da Nestlé, a Puravida esperava aumentar o faturamento em cerca de 45% em 2022, chegando a R$ 450 milhões de receita bruta.