Elon Musk alerta funcionários da Tesla (TSLA34) para “trimestre bastante difícil”

O empresário afirmou que os problemas na cadeia de suprimentos e na produção da China afetaram a montadora

Elon Musk, o CEO da Tesla, alertou os funcionários da montadora de carros que o trimestre foi “bastante difícil”, a partir de um memorando interno. De acordo com portal “Electrek”, o empresário pediu que os funcionários ajudem a empresa a se recuperar. 

“Foi um trimestre bastante difícil, principalmente devido aos problemas na cadeia de suprimentos e na produção na China. Então precisamos trabalhar muito pela recuperação”, afirmou o bilionário em um e-mail enviado para os funcionários da Tesla neste final de semana.

Leia também: Elon Musk acusa Twitter (TWTR34) de ocultar dados

De acordo com Musk, as fábricas da Tesla localizadas em diferentes partes do mundo estão retornando aos níveis de produção normais. A fábrica em Xangai, que havia reduzido a produção nas últimas semanas devido às restrições impostas pelas autoridades chinesas para combater a covid-19, está voltando com força total, afirmou o empresário.

Além disso, as fábricas de Austin, no Texas, e de Berlim também estão aumentando a produção. A instalação em Berlim montou quase mil carros na semana passada e a fábrica em Fremont, na Califórnia, registrou o seu melhor desempenho histórico no final do trimestre.

Outra mensagem de Musk ressaltou a importância dos produtos da montadora de carros elétricos e do respeito que ele tem pelos funcionários. “Nós, na verdade, construímos produtos ótimos e reais que as pessoas amam e tornam suas vidas e o mundo melhores […] O que quer que esteja acontecendo neste mundo confuso, saiba pelo menos que o que você está fazendo é pura bondade e que eu tenho infinitamente mais respeito e admiração por você do que a pessoa mais rica de Wall Street”, afirmou. 

Musk (TSLA34) anuncia retorno presencial e corte de funcionários da Tesla

Neste mês, Musk deu o que falar ao exigir o retorno presencial em tempo integral aos funcionários da Tesla. Em outro e-mail enviado aos trabalhadores da empresa, ele afirmou que, caso os empregados não queiram se adaptar à realidade de Musk, que se demitam. 

“Qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo de 40 horas por semana ou sair da Tesla. Isso é menos do que pedimos aos trabalhadores da fábrica, se você não aparecer, vamos supor que você renunciou”, dizia um dos e-mails atribuídos a Musk.

No dia seguinte, Musk afirmou que irá demitir 10% dos funcionários da Tesla. Em um e-mail, a empresa disse que precisa fazer um corte em seu quadro de funcionários, em meio a um período conturbado para a montadora. As ações da Tesla tem forte queda desde o início de abril, quando Elon Musk decidiu fechar um acordo bilionário para adquirir o Twitter.