Mudança no Nubank (NUBR33) faz disparar alerta para “dinheiro parado” e inflação alta

Há três opções de instituições financeiras que oferecem rentabilidade diária de 100% do CDI na conta corrente para além do Nubank

O anúncio do Nubank (NUBR33) sobre a nova regra para o saldo da conta corrente (NuConta) – que rendia diariamente 100% do CDI e era um grande diferencial do neobanco – tem feito clientes procurarem novas instituições financeiras, que ainda oferecem esse benefício com praticidade. Especialistas consultados pelo BP Money destacaram que o momento é ruim para deixar o “dinheiro parado” em conta, já que a inflação tem corroído o poder de compra da população.

De acordo com Virginia Prestes, professora de finanças da FAAP e sócia da The Hill Capital, com a taxa de juros (Selic) em 13,25% ao ano – no caminho dos 13,75% – é “inadmissível” que as pessoas deixem o dinheiro parado em conta corrente. 

“Você está perdendo mais de 1% ao mês, se você deixar o dinheiro parado. Muitas vezes isso passa pelo comodismo. As pessoas acabam deixando o dinheiro na conta ou colocam na poupança, por hábito, e isso acaba acontecendo de uma maneira automática”, disse Prestes.

“Hoje a gente tem muita facilidade pelo aplicativo de aplicar em CDB com liquidez diária. Os próprios bancos grandes estão oferecendo também CDBs com liquidez diária rendendo na casa de 100%/103% do CDI, então a população precisa de um pouco de educação financeira para ver isso”, complementou Prestes.

O coordenador do curso de economia da Faap, Paulo Dutra, reforça que neste momento “qualquer remuneração é melhor do que nada”. 

“Principalmente em período de inflação mais alta, o cliente que tem o dinheiro rendendo 100% do CDI não perde tanto poder de compra. O que está remunerando ali já é uma remuneração líquida livre de impostos”, explicou Dutra. 

O economista também fez um alerta para quem deixa o dinheiro parado em conta corrente. 

“Com a inflação no nível atual, eu avalio que é melhor deixar uma parte maior do montante em fundo de renda fixa com liquidez diária, para quando surgir uma boa oportunidade você ter a chance de alocar esses recursos de forma imediata”, disse o professor. 

Confira abaixo três opções de bancos que possuem rendimento diário de 100% do CDI diretamente na conta corrente: 

iti Itaú 

No iti Itaú, o cliente consegue um rendimento diário de 100% do CDI para o seu dinheiro, diretamente na conta corrente. O banco digital também concede a vantagem de não trabalhar com limite de saldo, como acontece em outras instituições.

Outro benefício oferecido pelo banco é que ele não cobra Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Sendo assim, somente o imposto de renda (IR) é descontado dos rendimentos.

PicPay

O PicPay é outro banco que oferece vantagens para o cliente, quando o assunto é rendimento acima da poupança e de maneira simplificada. Para clientes que possuem até R$ 100 mil na conta do PicPay, o valor rende a 102% do CDI, com liquidez diária. Caso o valor ultrapasse os R$ 100 mil, o restante passa a render 100% do CDI.

O cliente que possui conta no PicPay pode resgatar o valor depositado a qualquer momento, além de poder aproveitar diversas outras vantagens oferecidas pela fintech, como cashback, transferências gratuitas, cartão de crédito e débito sem anuidade, entre outros.

Conta digital Digio

A DigioConta (conta do banco digital Digio, que se define como um bantech) nasceu em 2020. A conta não possui mensalidade e garante o rendimento de 100% do CDI diariamente.

Diferente do Nubank (uma fintech), o Digio se define como “um banco com agilidade de uma fintech”. A empresa começou em 2016, oferecendo o DigioCartão, que é um cartão de crédito sem anuidade e sem juros rotativos. Hoje, além da DigioConta e do DigioCartão, a empresa possui a DigioGrana (serviço de contratação de empréstimo), o DigioCashback e o DigioApp.