Mercado Radar recebe aporte de R$ 1 milhão na CapTable

Startup que atua com Mercado Livre (MELI34) pretende expandir atuação em marketplaces

O Mercado Radar, startup que atua com o Mercado Livre, recebeu R$ 1 milhão em investimentos da CapTable, conforme anunciado nesta quinta-feira (14). O aporte, que contou com a participação de 224 investidores, ocorreu em meio ao crescimento de 427% da railtech no período de um ano, entre 2020 e 2021. 

Como uma retailtech, o Mercado Radar oferece soluções tecnológicas para pequenos e médios varejistas em marketplaces, com o objetivo de melhorar o desempenho das vendas. Retailtechs o termo usado para se referir às startups que promovem transformações digitais voltadas para o mercado de varejo e consumo.

Atualmente, a startup atua com o Mercado Livre, que em 2020 movimentou R$ 20 bilhões e contava com 10 milhões de vendedores ativos. Parte do investimento será direcionada para expandir os negócios com a atuação em outros marketplaces, como Magalu (MGLU3), Americanas (AMER3), Amazon (AMZO34) e Shopee.

De acordo com Sandro Wiggers, CEO (Diretor executivo, na sigla em inglês) do Mercado Radar, a plataforma não só auxilia os vendedores na economia de tempo, mas também ajuda na formação da estratégia de vendas. 

“O Mercado Radar permite que o varejista tenha mais clareza sobre o mercado em que está atuando de forma rápida e prática. Não é necessário que o vendedor tenha que perder horas buscando por dados de forma manual e bolando uma estratégia de negócio, isso é entregue pela plataforma”, informa, em nota, o CEO.

Por meio da plataforma, varejistas podem identificar oportunidades e nichos competitivos com as recomendações de novos produtos e categorias de venda. Além disso, facilita o acompanhamento de métricas de sazonalidade, concorrência e preço médio praticado por outros vendedores.

Conforme informado pela CapTable em nota, a startup pretende direcionar parte dos recursos captados nesta rodada para diferentes áreas. O plano é aplicar 36% do aporte em marketing, 35% em tecnologia e produto e  29% em vendas. Além disso, o Mercado Radar pretende investir na internacionalização da marca, iniciando pela América Latina, seguida dos EUA e Europa.

“Os 224 investidores que aportaram seu capital no Mercado Radar estão pensando no rápido desenvolvimento da startup. O mercado em que ela atua está em ascensão. Há uma clareza que este tipo de solução oferecida pela startup deve ser muito requerida pelos pequenos e médios varejistas o quanto antes”, comenta Guilherme Enck, cofundador da CapTable.