Loft demite 384 funcionários em novo corte, o equivalente a 12% do quadro

Desde abril, 543 funcionários foram demitidos visando "reorganizar a operação"

O Grupo Loft informou, nesta terça-feira (5), ter feito uma nova reorganização na equipe, que culminou na demissão de 384 empregados, o que equivale a 12% do quadro de funcionários do grupo. 

Este é o segundo corte feito pela empresa, que demitiu 159 pessoas em abril. No total, a empresa já demitiu 543 profissionais de um total de 3.200 funcionários.  

Em um comunicado à imprensa, a Loft informou que “a redução do quadro de funcionários se soma a outras medidas de aumento de eficiência tomadas nos últimos meses após quatro anos de crescimento agressivo e consistente.”

Leia também: QuintoAndar, Loft e Facily: onda de demissões, com “Zoom e ceticismo”, reflete mudança de humor

“Com essas medidas o Grupo Loft se adeque à nova realidade global dando passos importantes para suportar a continuação do atual ritmo de forte crescimento em seus negócios”, afirmou o Grupo em nota. 

No LinkedIn, funcionários da companhia que foram afetados pela medida demonstraram surpresa com a decisão. “Hoje o dia começou da forma que eu menos esperava. Depois de 13 meses sendo uma Lofter, fui desligada, junto com muitas outras pessoas talentosas e que se dedicaram tanto quanto, se não muito mais, do que eu”, escreveu uma usuária. 

Loft encabeça onda de demissões em startups

As primeiras demissões ocorridas na Loft coincidiram com um corte feito pela rival Quinto Andar, em abril deste ano. Desde então, diversas empresas como Facily, Vtex, Shopee e iFood desligaram funcionários em um cenário de alta de juros, o que torna os investimentos mais escassos. 

Além destes, com o acentuamento da crise no mercado de capitais, empresas ligadas ao setor de investimentos, como Empiricus e Grupo Primo, decidiram enxugar as estruturas. No segmentos de criptoativos, os cortes no Mercado Bitcoin, na Crypto.com e em outras acentuaram o “inverno cripto”.

Leia também: Demissões em massa e fuga de investidores: “inverno cripto” pode estar longe do fim, apontam especialistas

Confira na íntegra o comunicado da Loft sobre as demissões:

O Grupo Loft, startup que usa tecnologia para simplificar e viabilizar transações imobiliárias e de crédito, informa que realiza hoje uma reorganização de sua operação. Foram desligados nesta manhã 12% do quadro de 3,2 mil funcionários que servem à Loft e às  empresas adquiridas. 

Os colaboradores impactados receberão um pacote especial de benefícios, que inclui: 
– extensão do plano de saúde para o titular e dependentes por 2 meses; 
– apoio ao processo de recolocação profissional; 
– facilitação da participação no plano de stock options para as pessoas elegíveis

A Loft agradece a dedicação dos colaboradores desligados, está empenhada em ajudar no que for possível para a sua recolocação no mercado e lamenta a perda destes profissionais. 

A redução do quadro de funcionários se soma a outras medidas de aumento de eficiência tomadas nos últimos meses após quatro anos de crescimento agressivo e consistente, tanto através de produtos desenvolvidos organicamente quanto via aquisições.

Com essas medidas o Grupo Loft se adequa à nova realidade global dando passos importantes para suportar a continuação do atual ritmo de forte crescimento em seus negócios, oferecendo produtos inovadores para clientes, incluindo imobiliárias e corretores em todo o país.