Locaweb chega a subir 9% após banco reiterar compra das ações

Parte do balanço ruim se deve ao investimento pesado da Locaweb no programa de fusões e aquisições desde o IPO

Não é de se estranhar a queda mensal de mais de 32% nos papéis da Locaweb (LWSA3), que assim como todo mercado, ainda está aprendendo a lidar com a escassez de matérias primas, alta na energia e salto nos juros. 

As ações da Locaweb, empresa do setor de tecnologia, enfrentam grandes obstáculos durante a retomada da economia e vêm caindo muito depois do balanço considerado pior do que o esperado pelo mercado. 

No entanto, durante pregão desta quarta-feira (24), o BTG Pactual resolveu animar os investidores quando reiterou sua recomendação de compra, o resultou em uma alta de 9% nos papéis no dia. Na atualização das 15h, no horário de Brasília, a LWSA3 já tinha reduzido a alta e avançava “apenas” 4,62%, cotado a R$ 13,82. 

A parte mais afetada pela pandemia influenciando diretamente nos resultados da empresa foi o setor de vendas da LocaweB, mas o banco destacou os motivos que justificam esse recuo. Em primeiro lugar, o resultado do terceiro trimestre foi difícil para todo o setor de e-commerce, já que inúmeras empresas reportaram resultados abaixo do esperado. Outro fator foi o forte investimento da Locaweb no programa de fusões e aquisições desde o IPO em fevereiro do ano passado. Durante uma análise mais profunda foi estimado que cerca de metade da receita com vendas veio de empresas compradas após o IPO. 

“Entendemos que todas as aquisições até agora buscaram, de alguma forma, melhorar o ecossistema [da Locaweb], a fim de extrair o máximo valor das fusões e aquisições. Agora não é a hora de pisar no freio do crescimento para aumentar as margens”, informa o relatório.