Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3): Cade dá aval para compra de ativos pela Brookfield

Fusão será concluída em julho e inclui venda de 49 mil carros

O Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) confirmou a aprovação da compra dos ativos da fusão entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) pela Brookfield.

A Brookfield, gestora canadense e controladora da locadora de veículos Ouro Verde, poderá adquirir os ativos já em 1º de julho, em que a combinação entre Localiza e Unidas poderá ser concluída.

De acordo com o divulgado pela gestora no início de junho, a compra dos ativos foi realizada no valor de aproximadamente R$ 3,6 bilhões.

A venda dos ativos também inclui 49 mil carros, e foi parte fundamental para a aprovação da fusão entre as duas locadoras de veículos do Brasil após determinação de competitividade apresentada pelo Cade em dezembro de 2021.
 

Conclusão da fusão será aval final para aquisição de ativos pela Brookfield

Mesmo com a aprovação concedida, tanto Localiza quanto Unidas afirmaram que a venda para a Brookfield só será concluída após a consumação da fusão entre as duas companhias.

Além disso, foi destacado também que outras condições além da aprovação do Cade podem impactar a venda de ativos.

A estimativa realizada do mês de junho já estipulava que entre 45 mil e 50 mil carros seriam vendidos, e agora, espera-se também que aconteça o desinvestimento de agências e lojas em aeroportos.

De acordo com as expectativas do Bradesco BBI, ouvidos pelo “Infomoney”, a Movida (MOVI3) também pode se beneficiar da venda de ativos, visto que esses serão enviados para a Ouro Verde.

A atuação e experiência da Ouro Verde são fatores que impedem um impacto negativo para o portfólio de 192 mil veículos da Movida.

Na transação dos ativos, a Brookfield contou com os bancos Scotiabank, BTG e Citi atuaram como assessores financeiros e financiadores.

Além disso, Pinheiro Neto Advogados e Cescon Barrieu atuaram como assessores legais da operação entre Localiza, Unidas e Brookfield.
 

Resultados positivos da Localiza também podem aumentar

Antes mesmo da combinação com a Unidas, a Localiza registrou lucro líquido de R$ 517 milhões nos três primeiros meses de 2022. O valor representa um crescimento de 7,3% com relação ao mesmo período de 2021. 

“Sabemos que este ano ainda apresentará desafios macroeconômicos e na cadeia global de suprimentos, mas vemos oportunidades de ampliar nosso volume de compras em comparação ao ano passado”, informou a Localiza na ocasião.