KKR quer comprar Telecom Italia; TIM pode ser vendida

A operação deve remover a companhia da Bolsa de Valores.

O KKR lançou uma oferta para adquirir 100% da Telecom Italia e remover a companhia da Bolsa de Valores, uma operação que pode resultar na venda da TIM Brasil.

O fundo norte-americano de private equity está oferecendo 10,8 bilhões de euros, o que corresponde a 0,505 euro por ação da Telecom Italia, um prêmio 46% superior ao fechamento de sexta-feira (19). Com isso, o valuation estimado é de 6x EV/Ebitda 2022. A título de comparação, a TIM Brasil negocia a 3,9x.

A companhia italiana possui uma dívida líquida de 22,5 bilhões de euros.

A concretização da oferta está sujeita a uma due diligence de um mês na empresa e a aprovação do governo italiano, que detém um Golden power na empresa, que permite que ele vete aquisições de companhias consideradas estratégicas por empresas estrangeiras.

O Conselho de Administração da Telecom Italia teve uma reunião extraordinária neste último domingo (21) para conhecer a proposta, contudo, não emitiu uma opinião. Para ele, a oferta é “amigável”, como foi antecipado pelo Brasil Journal.

Além disso, uma reportagem da Reuters mencionou uma possível disputa pela Telecom, considerando os outros fundos de private equity que manifestaram interesse pela companhia.