João Braga, da Encore, vê nos dividendos a melhor forma de começar na Bolsa

Fala foi feita em evento preparativo para Expert XP, que começa na quarta-feira (03)

Em evento preparativo para Expert XP, que ocorre nesta terça-feira (2), o gestor João Braga, sócio da Encore, afirmou que o melhor caminho para o investidor começar na bolsa de valores é apostar em papéis que deem bons dividendos. 

“O fato é: o dividendo é isento. O primeiro passo para entrar no mercado de ações é investir em ações de dividendos, porque para a empresa dar o dividendo, ela tem que ter gerado caixa, e se ela gera caixa, é um ativo bom para se investir”, afirmou. 

Braga, no entanto, faz um alerta para os investidores iniciantes. “Eu acredito, de fundo do coração, que o melhor jeito de proteger meu dinheiro é investir em boas empresas. Nem sempre um grande valor dos dividendos é uma boa notícia. Pode significar que a empresa não tem o que fazer com esse dinheiro, ou seja, é ruim. Telefonia fixa deve ter pagado muito dividendo. A Oi foi o caso e foi muito ruim”.

“Não basta olhar somente para o dividendo, não é só isso. Devemos dar um passo além e olhar para o que a empresa faz, estudar e ver se você acredita naquilo”, completou João Braga. 

Expert XP: evento que reúne nomes nacionais e internacionais começa nesta semana

Com convidados nacionais e internacionais, começa nesta quarta-feira (3) a Expert XP. Em formato híbrido – presencial no São Paulo Expo e online nas redes sociais da XP – o evento espera mais de 30 mil visitantes in loco e um milhão de espectadores remotos. 

Entre os nomes internacionais confirmados estão o de Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 2016 e 2019, Serena Williams, uma das principais tenistas do mundo, Amy Webb, CEO do Future Today Institute, Lawrence H. Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e Howard Marks, sócio fundador e co-chairman da Oaktree Capital Management.

Além disso, já estão confirmados os brasileiros Carlos Alberto Sicupira, fundador da 3G Capital, Guilherme Benchimol, Rubens Menin, cofundador do Movimento Bem Maior e CEO da MRV Engenharia, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Gustavo Montezano, presidente do BNDES, e Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.