JBS (JBSS3) faz duas aquisições no Oriente Médio e consolida operação regional

De olho no mercado de produtos halal, que seguem os preceitos do islamismo, a companhia nomeou CEO e criou rede de distribuição para esses mercados

A JBS (JBSS3) está expandindo suas operações no mercado do Oriente Médio e norte da África. Maior produtora de proteína animal do mundo, a companhia anunciou nesta sexta-feira (29) a compra de duas fábricas e a nomeação de Mohamed Mahrous como CEO para a região. Junto com as aquisições, uma na Arábia Saudita e a outra nos Emirados Árabes, o grupo criou sua própria rede de distribuição com três parceiros locais para levar seus produtos a esses mercados e o Kuwait. 

O valor do negócio não foi informado pela empresa. No ano passado, a JBS investiu US$ 2 bilhões em aquisições. O movimento desta semana faz parte da estratégia do grupo para se tornar líder no mercado de comida halal, um termo da cultura árabe para designar o produto que segue os preceitos do islamismo.

A religião islâmica é a que mais cresce no mundo. Conforme última pesquisa conduzida pelo instituto Pew Research Center, publicada em 2017, a população muçulmana deve superar a cristã até o fim deste século. Cerca de 20% dos mulçumanos residem em países do Oriente Médio e do norte da África.

Novo líder ajudará empresa a crescer na região 

Mohamed Mahrous, designado para liderar os negócios na região, é um executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado de bens de consumo e produção de alimentos. Mahrous passou mais de 20 anos em cargos de comando no grupo Americana Foods, um dos maiores em produção, venda e distribuição de produtos alimentares, incluindo a categoria de proteína animal, nos mercados do Oriente Médio e norte da África.

No comunicado divulgado ao mercado, Mahrous afirmou que sua missão na companhia será ampliar as vendas para a região nos próximos cinco anos, a partir do reposicionamento das marcas pertencentes à JBS. A estratégia envolve mudança das embalagens dos produtos, maior diversidade nas linhas premium, linhas de produção e novos canais de venda, incluindo o digital.

“A JBS já possui forte presença comercial no Oriente Médio por meio de exportações, mas decidimos fortalecer nossa posição com uma robusta operação local”, disse Wesley Batista Filho, presidente global de operações da JBS na América Latina e na Oceania, no documento. 

No mesmo caminho, a BRF, maior rival da JBS no mercado de proteína animal, anunciou em janeiro deste ano investimentos de US$ 350 milhões para criação de uma joint venture com o PIF (fundo soberano saudita). Com 70% da participação nas mãos da companhia brasileira, a joint venture vai operar nos mercados da região. Ambos os grupos tentam aumentar a penetração de suas marcas na categoria de produtos halal, uma demanda que tem crescimento estimado em 57% para os próximos cinco anos, quando deve alcançar US$ 3,3 trilhões globalmente, segundo o Fortune Business Insights.