IPP: inflação ao produtor registra leve alta, diz IBGE

O medidor leva em consideração o preço dos produtos da “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes em cima dos itens.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou variação de 0,40% em setembro, atingindo o menor aumento desde dezembro de 2020 e bem abaixo da taxa de 1,89% registrada em agosto sobre julho, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo IBGE.

O medidor leva em consideração o preço dos produtos da “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes em cima dos itens. O freio sob a alta do indicador foi impulsionado pela maior queda percentual sobre os preços das indústrias extrativas desde março de 2020, que também foi a maior variação dentre as atividades destacadas.

A queda nos preços das indústrias extrativas foi de 16,48%, que tirou 1,24 ponto porcentual da variação do índice completo.

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, as maiores taxas de inflação em setembro foram observadas em bens de capital, ou seja, máquinas e equipamentos, 1,30%, e bens de consumo, 1,49%.

No acumulo de 12 meses, o índice de preços ao produtor salta 30,59%. No entanto, o valor é inferior à taxa de 33,12% registrada no período até agosto.