Instagram mostra dificuldade da Natura alcançar consumidor

O BofA aponta que isso sugere a erosão do valor da marca e do poder de precificação

Por mais que chamar a atenção dos investidores por meio do bolsa de valores seja fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, existe outro meio indispensável para se comunicar com os clientes nos dias atuais: o Instagram. Essa parece ser justamente uma das falhas apresentadas pela Natura (NTCO3), segundo relatório divulgado pelo Bank of America (BofA). 

O problema é que as postagens da companhia de cosméticos demonstram uma certa dificuldade de alcançar os consumidores, avaliaram os analistas. Ao todo, a marca possui apenas 27% de curtidas em sua conta oficial, enquanto registra 39% de participação nas vendas. A diferença representa uma lacuna de 12% em interação na rede social.

“Isso sugere a erosão do valor da marca e do poder de precificação. Embora longe de ser abrangente, o Instagram ainda é a terceira plataforma social do Brasil, com 158 milhões de usuários ativos”,  aponta o relatório. “Os volumes de publicações da Natura no ano passado foram comparáveis ??aos de seus pares do setor, mas não conseguiram gerar fortes níveis de engajamento”, relata.

Ainda de acordo com o BofA, “as lacunas são particularmente preocupantes, dada a escala das redes de vendas diretas da Natura”.

“A ressonância limitada do Instagram pode ser indicativa de impacto no conteúdo redistribuído subsequentemente por consultores da Natura e representantes da Avon”, afirma.

Dados do Euromonitor já mostraram que, dentre as empresas do segmento estético que atuam no Brasil, a Natura é 56% maior do que o Grupo Boticário. Porém, quando se trata de seguidores, curtidas e comentários no Instagram, as marcas do Boticário saem na frente.

“O Grupo Boticário tem uma frequência de postagem semelhante, mas parece manter um nível elevado de engajamento entre seus seguidores muito maiores. As ações da NTCO ??caíram mais da metade desde julho de 2021, e os P/ Es do ano futuro agora expressam um desconto mais amplo para os líderes da indústria, provavelmente reconhecendo os desafios de brand equity”, finalizaram os analistas.

A instituição indica recomendação neutra para comprar ou não um papel da companhia.