Infleet: logtech baiana capta R$ 2,6 milhões com DOMO e Bossanova liderando

Com mais de 240 clientes pelo Brasil, a Infleet presta serviço para grandes marcas

A Infleet, logtech baiana de monitoramento, telemetria e gestão de custos para frotistas, captou R$ 2,6 milhões por meio da DOMO Invest e Bossanova. Os investidores-anjo Yves Nogueira, diretor-executivo da Tynno Negócios e Participações, e Américo Pereira Filho, ex-ceo da Fedex e membro do conselho da Sequoia, também participaram da rodada.

Criada em 2018 pelos engenheiros Victor Cavalcanti, Lucas Correia, Vitor Reis e Henrique de Amorim, a Infleet coleta informações em tempo real sobre histórico de abastecimentos, custos de manutenção, gastos com combustível, tempo médio de conserto, ociosidade de motor, acompanhamento de rotas e excessos de velocidade na via, entre outros.

De acordo com a companhia, essa ferramenta desenvolvida reduz até 25% dos custos operacionais dos frotistas. Com mais de 240 clientes pelo Brasil, a Infleet presta serviço para grandes marcas como Buser, Embasa, Unimed e distribuidores Nestlé e Coca-Cola.

A aceleradora Y Combinator tem alertado startups a levantarem investimentos o mais rápido possível, já que o cenário do mercado está bastante conturbado. De acordo com ela, o tempo de distribuição de cheques está chegando a um fim abrupto.

De acordo com Victor Cavalcanti, co-founder e diretor-executivo da Infleet, a companhia irá aprimorar a tecnologia para análise de dados com os recursos levantados. 

“Recebemos dados de todos os veículos e reunimos tudo para o gestor tomar decisões mais assertivas. O objetivo é trazer insights cada vez melhores”, disse Cavalcanti em entrevista ao Startups. 

Além disso, o objetivo é direcionar também para ações de marketing e educação, com trabalhos de consultoria e treinamento dos clientes. “O produto traz informações de qualidade, mas que não adiantam se a equipe não souber o que fazer com elas. Vamos focar nessa linha de treinamento para os gestores aprenderem a analisar os dados”, completou, Victor. 

Infleet planeja aumento de 150% nos negócios em 2022

Após dobrar o time em 2021, atingindo 33 colaboradores, e aumentar o faturamento em mais de 200%, os negócios cresceram 65% nos primeiros quatro meses de 2022, mas a estimativa da Infleet é chegar a 150% ainda este ano. Para isso, a empresa vai aumentar o time para cerca de 40 funcionários. Com as inovações, a projeção é terminar o ano com uma carteira de 400 clientes.

De acordo com Victor, o mercado internacional passou a ser olhado com carinho, e a aposta é no mercado latino-americano, mais escasso em serviços digitais para otimizar a operação de frotas. Ele cita a inglesa Chevin e as norte-americanas Fleetio e Samsara, startup do Vale do Silício que chegou à Bolsa de Valores de Nova York em Dezembro de 2021, valendo US$ 11,5 bilhões.

“No Brasil, existem soluções individuais, cada uma focada em um serviço. Algumas oferecem rastreamento, outras manutenção ou gastos. Então as empresas precisam contratar mais de uma plataforma. Nosso diferencial é visão centralizada de gerenciamento e operacional em uma mesma ferramenta”, explicou Cavalcanti. 

Entretanto, essa expansão internacional deve ficar apenas para 2024. Atualmente, a plataforma já tem integrações com Alelo, Teltonika, Queclink, Sascar, Ituran, Telecomtrack, Sitrack, Omnilink, Trimble, Komatsu, TicketLog e MaxiFrota. Porém, a ideia é integrar outros serviços relacionados à gestão de frotas, como checklist, seguros, locadoras, pneus, oficinas e montadoras.

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Ainda segundo Victor, a Infleet está estudando alternativas para oferecer créditos de carbono na plataforma, em parceria com empresas do setor especializadas na modalidade.