Ikea inaugura primeira loja na América do Sul

O espaço está localizado em Santiago e conta com mais de 8.000 m²

A empresa sueca de móveis Ikea abriu sua primeira loja na América do Sul nesta semana. O espaço, que conta com 8.700 m², está localizado em Santiago, no Chile. A chegada da empresa na região faz parte de um acordo estratégico com o grupo chileno Falabella e é o “pontapé inicial da expansão da empresa na América do Sul”. São esperadas novas lojas na Colômbia e Peru.

A empresa sueca faz grande sucesso na Europa por seus produtos com design minimalistas. Além disso, a Ikea chama atenção pelo modelo de negócio, que considera a sustentabilidade na operação e na cadeia. A companhia adota uma estratégia chamada People & Planet Positive.

“Nós temos uma estratégia que é integrada às decisões de negócio e tudo o que fazemos considera sustentabilidade. Isto ocorre a partir de três pilares para serem cumpridos até 2030: auxiliar que ao menos 1 bilhão de pessoas tenham vidas mais sustentáveis em casa com os nosso produtos, ser clima positivo de forma a ter um negócio circular, e criar impacto social em toda a cadeia de valor”, afirmou Elisabeth Munck af Rosenschöld, head global de sustentabilidade da Ikea, em entrevista para a revista “Exame”.

Em junho, varejista anunciou expansão para América do Sul

Além da Ikea, a H&M, segunda maior varejista de roupas do mundo, anunciou em 29 de junho que iria expandir para a América do Sul e que já assinou “um grande número de arrendamentos” de locais. Está prevista a abertura de 94 lojas neste ano. Além disso, a empresa sueca tinha divulgado que a margem de lucro no trimestre encerrado em maio subiu para 52,2%, em comparação aos 50,9% do mesmo período de 2021.

Na época, a executiva-chefe da H&M, Helena Helmersson, ressaltou que as cadeias de abastecimento continuavam sob pressão, apesar do relaxamento das medidas sanitárias contra a covid-19. Ela ainda citou a Guerra da Ucrânia como um problema para os resultados financeiros da varejista.