Hurb: Governo decide suspender venda de pacotes flexíveis

A Senacon alegou que o plano de reestruturação da Hurb não demonstrou robustez financeira que garanta a realização das viagens futuras

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), proibiu a Hurb de vender pacotes flexíveis,  aqueles que não têm data marcada da viagem e nem determinação de empresas aéreas e hotéis que prestarão o serviço. Os pacotes com data marcada poderão continuar sendo comercializados.

A Senacon alegou que o plano de reestruturação entregue pela plataforma na última semana não demonstrou haver robustez financeira que garanta a realização das viagens futuras. Os dados apresentados pela empresa, aliás, não garantiriam sequer os pacotes já comercializados. As informações são do jornal “O Globo”.

A inconsistência do plano de ação para atendimento dos consumidores que compraram pacotes e não estão conseguindo viajar nem receber o reembolso dos valores pagos ao Hurb, também foi um fator preponderante para a decisão do órgão, que é ligado ao Ministério da Justiça.

“Foram milhares de pessoas prejudicadas com a promessa de vendas de pacotes que não se cumpriram. O Hurb tinha se comprometido a fornecer um plano de ação consistente para a solução dos problemas e, infelizmente, não trouxe informações suficientes. Para que não haja mais prejuízo, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que o Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de cumprir com os contratos. A plataforma deverá demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos para voltar a vender”, explica o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

No plano entregue pela plataforma à Senacon, o Hurb disse que abriu um canal de “devolução voluntária”. O mecanismo devolve o dinheiro aos compradores de certos pacotes vendidos pela plataforma “sem multa e com correção monetária”. Só que o indexador escolhido pela agência de viagem, na prática, faz os clientes perderem dinheiro.

De janeiro a abril, foram registradas 11 mil reclamações contra o Hurb na plataforma Consumidor.gov.br. Em todo o ano passado, foram contabilizadas 12 mil queixas contra a plataforma. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma de intermediação de conflitos do governo federal caiu de 64%, em 2022, para 48,05% neste ano.

Hurb não paga reservas no exterior e clientes passam “vexame”

Os problemas com a Hurb não param de aparecer. Clientes que viajaram ao exterior apresentaram queixas contra a empresa por conta do não pagamento das reservas nos hotéis. De acordo com informações do UOL Economia, três pessoas contaram que ao chegar nos hotéis reservados pelo Hub descobriram que precisariam pagar do próprio bolso para ter onde ficar.

Em nota enviada à reportagem, a agência de viagens reconheceu o problema e se colocou à disposição dos clientes para auxiliar em possíveis resoluções para os casos.