Howard Marks: mercado passará por um ciclo lento e desaquecido

Para Marks, o mundo deve passar por uma recessão global, mas não necessariamente os mercados irão cair

Sócio fundador e vice-presidente da Oaktree Capital Management, maior empresa de private equity do mundo, Howard Marks participou da Expert XP, na manhã desta quarta-feira (3). De acordo com o megainvestidor americano, o mercado passará por um ciclo lento e desaquecido. 

“O Banco Central americano e outros são manipuladores muito eficazes e nos forçaram a entrar nos mercados e gastar o dinheiro. Nossa compra forçada levou a esse momento do mercado. O que dissemos em 2020 é que o mercado estava à frente da realidade. Em 2021, a realidade alcançou, de certo ponto, o mercado. Porém, esse ano, ela ficou para trás”, explicou Marks.

“O otimismo excessivo saiu do mercado, muitas estão pessimistas, e os excessos nos preços dos títulos meio que acabou. Eu não vejo nenhum absurdamente alto. Não está barato, mas nada extremamente alto. Em termos do ciclo, a economia desacelerou em termos de produção de PIB dos EUA, e pode cair um pouco mais. Passaremos por um ciclo lento e por um mercado mais lento e desaquecido”, analisou o norte-americano.

Ainda de acordo com Marks, o mundo deve passar por uma recessão global nos próximos anos. No entanto, não necessariamente os mercados irão cair, caso eles se antecipem a ela. “Não basta dizer que as coisas ruins vão acontecer ou estão acontecendo, provavelmente teremos uma recessão nos próximos dois anos, mas isso não significa se os mercados vão cair se eles se anteciparam a ela. É difícil dizer, mas essas são as avaliações que temos que fazer”, pontuou o megainvestidor. 

Um dos maiores investidores do mundo, Marks ainda deu um “presente” para os que investem e estão preocupados com o atual cenário.

“Há 50 anos, alguém me deu um presente. Ele chamava de três estágios de um mercado bom. Nos primeiros estágios de um mercado otimista, apenas um número pequeno de pessoas percebem que podem haver melhoria. No segundo estágio algumas pessoas aceitam que está começando, e no terceiro concluem que irá melhorar para sempre. É preciso entender os estágios. Se compra no primeiro estágio, é quando se consegue os melhores preços, diferente do terceiro. É muito importante entender o ambiente que estamos e, nesse momento, acredito em um cenário moderado”, explicou. 

Howard Marks acredita no recuo da inflação em 12 meses

Para Marks, as expectativas inflacionárias no pensamento das pessoas só contribuem para uma inflação ainda maior. Na sua avaliação, o índice deve cair de 9% para 4% daqui a 12 meses. 

“As expectativas de inflação, quando as pessoas decidem adotar expectativas inflacionárias, isso fica embutido no psicológico, e é difícil de tirar e se livrar disso. Quando as pessoas esperam por inflação, pensando em comprar logo antes do preço aumentar, o efeito é justamente fazer com que os preços subam. A inflação pré-pandemia ficaria abaixo de 2% em muito tempo, agora está em 9%. Acho que daqui a um ano estaremos com uma taxa de 4%”, apontou.

“As pessoas que acreditam que a inflação será menos que as outras pessoas, vão ganhar muito dinheiro se estiverem certas. Eu não sei quem está certo, então não assumirei uma posição forte sobre isso”, explicou o sócio fundador e vice-presidente da Oaktree Capital Management. 

Ainda de acordo com o megainvestidor, muito da inflação atual está ligada a pandemia de Covid-19. “Os governos mundiais liberaram muito dinheiro, inclusive para quem não precisava, então as pessoas ficaram ainda mais ricas nesse período. Ao mesmo tempo, o mecanismo de abastecimento mundial foi congelado, a economia foi desligada, com isso, quando a atividade econômica foi retomada, começou de maneira muito lenta”, relembrou.

“Antes da pandemia, tínhamos a máquina que funcionava produzindo tudo que o mundo precisava e não tinha inflação, agora a máquina não está funcionando tão bem, muitos produtos estão desabastecidos, então agora temos que lidar com a inflação”, disse Marks. 

Marks destaca diferencial da Oaktree Capital Management 

Fundada em 1995, a Oaktree Capital Management foi uma das primeiras gestoras de investimentos no segmento de fundos de créditos podres, títulos de alto rendimento e private equity. Para Marks, o diferencial da sua empresa é priorizar “as coisas que ninguém conhece”. 

“Toda minha carreira e o que a Oaktree faz é enfatizar as coisas que as pessoas não conhece. Imaginem duas pilhas diferentes de ações. Em uma tenho o que todo mundo conhece e entende. Na outra, eu tenho as ações que ninguém conhecem e entendem, e que não se sentem à vontade. Qual a pilha que tem a possibilidade de ter as oportunidades? É a que ninguém conhece. A Oaktree não faz previsão macro, tentamos trabalhar de baixo para cima e procuramos as melhores ofertas. Posso dizer que isso vem dando certo”, salientou Marks.

O painel “Um debate sobre ciclos econômicos e de mercado”, em que Howard Marks participou, também contou com às participações de Fernando Ferreira, estrategista chefe e head do Research, e de Jennie Li, estrategista de ações no Research da XP.