Guilherme Benchimol credita sucesso da XP a humildade: "Tem que estar disposto a cair"

Guilherme Benchimol apontou a humildade como o grande segredo do sucesso da XP

Fundador da XP (XPBR31), Guilherme Benchimol apontou a humildade como o grande segredo do sucesso da empresa. Durante o lançamento oficial da Expert XP, na manhã desta quarta-feira (3), Benchimol disse que se considera a pessoa que mais errou ao longo do processo, mas que teve humildade para corrigir rápido.  

“A humildade eu devo ter aprendido em casa com minha família, e com os tombos da vida. No fundo, ninguém gosta de trabalhar ou de estar perto de uma pessoa que sabe tudo, ainda mais na vida empresarial. Se tem que construir um ambiente em que você seja parte da equipe. Eu sempre digo na XP que eu fui a pessoa que mais errei, mas como eu me acho humilde, eu sempre errei curto, então você pode corrigir rápido. A única certeza que se tem é que irá errar, mas a humildade te permite ter pessoas ao seu redor para te ajudar a corrigir rápido. Se quer ter sucesso a longo prazo, tem que estar disposto a cair. É o exercício que te fortalece. É cair, aprender com os erros, levantar e sacudir a poeira”, afirmou Benchimol. 

Em meio ao mundo vivendo momentos difíceis, como Guerra na Ucrânia, recessão global iniciada nos EUA, além da pandemia de Covid-19 que assolou o planeta desde março de 2020, Benchimol ressaltou a importância de se manter otimista para vencer as dificuldades.

“Eu não conheço ninguém pessimista bem-sucedido. Se você acreditar que amanhã será pior do que hoje, você não vai sair da cama. O nosso time sempre acredita que dá para melhorar, independente do cenário e das condições. Se não acreditar que consegue fazer melhor, nunca fará melhor. A gente acha que o mundo está piorando, mas as coisas estão melhorando. A pobreza está diminuindo, o mundo está avançando”, explicou o fundador da XP. 

Benchimol também celebrou o retorno da realização da Expert XP de forma presencial, já que o evento ficou três anos parado por conta da pandemia de Covid-19, e afirmou que não imaginava, naquela época, que não seria CEO atualmente. 

“Há três anos eu era o CEO, e a gente nem capital aberto tinha na Bolsa. Se me perguntassem naquela época que eu não seria o CEO atualmente, eu nem acreditaria nisso. Mas a empresa melhorou muito e, ter esse cara ao meu lado [Thiago Maffra, CEO da XP Inc], só ajuda ainda mais. Muito bom acreditar em projetos impossíveis e, um dia, começar a chegar perto desse impossível. Sentimento é de orgulho”, afirmou Benchimol. 

Expert XP: evento reúne nomes nacionais e internacionais 

Com convidados nacionais e internacionais, começa nesta quarta-feira (3) a Expert XP. Em formato híbrido – presencial no São Paulo Expo e online nas redes sociais da XP – o evento espera mais de 30 mil visitantes in loco e um milhão de espectadores remotos. 

Entre os nomes internacionais confirmados estão o de Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 2016 e 2019, Serena Williams, uma das principais tenistas do mundo, Amy Webb, CEO do Future Today Institute, Lawrence H. Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e Howard Marks, sócio fundador e co-chairman da Oaktree Capital Management.

Além disso, já estão confirmados os brasileiros Carlos Alberto Sicupira, fundador da 3G Capital, Guilherme Benchimol, Rubens Menin, cofundador do Movimento Bem Maior e CEO da MRV Engenharia, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Gustavo Montezano, presidente do BNDES, e Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.