Google (GOGL34) afirma que irá parar de contratar por duas semanas

Na semana passada, a gigante de tecnologia anunciou uma diminuição do ritmo de contratações pelo resto do ano

O Google (GOGL34) afirmou que irá parar de contratar por duas semanas. Na semana passada, a gigante de tecnologia norte-americana anunciou que iria diminuir seu ritmo de contratações pelo resto do ano.

De acordo com o portal norte-americano “The Information”, o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, anunciou em email enviado para funcionários que a pausa de contratações não afetará ofertas que já foram estendidas aos candidatos. 

O anúncio do Google soa como uma advertência, visto que a gigante de tecnologia irá divulgar seu balanço do segundo trimestre do ano na próxima segunda-feira (25).

O Google, ao diminuir o ritmo de contratações, está seguindo a tendência de outras gigantes de tecnologia. Em maio, a Meta (META) anunciou uma pausa em suas contratações e reduziu os planos para adquirir novos talentos em toda a empresa.

Em junho, a Tesla (TSLA34) cancelou três eventos online de recrutamento de funcionários na China. A decisão ocorreu após comentários de Elon Musk, CEO da companhia, sobre possíveis cortes de empregos na montadora.

Antes do Google, o TikTok anunciou na terça-feira (19) que deve demitir funcionários nos EUA, Europa e Reino Unido. A empresa, controlada pela chinesa ByteDance, também suspendeu novas contratações para expansão de equipes. 

Paralisação de contratações do Google coincide com período de tensão na Rússia

A Rússia multou a Alphabet, empresa proprietária do Google (GOGL34), num valor total de US$ 373 milhões (R$ 2 bilhões) na última segunda-feira (18). O país alegou falhas na remoção de conteúdos considerados ilegais por Moscou, de acordo com a agência “Interfax”. A multa foi calculada como uma parcela do faturamento anual do Google na Rússia.

Não é o primeiro conflito da Rússia com a empresa norte-americana de tecnologia. No final de 2021, Moscou também multou o Google em 7,2 bilhões de rublos.

Nos primeiros meses deste ano, o governo de Vladimir Putin confiscou a conta bancária da unidade russa do Google, impossibilitando o pagamento de funcionários, fazendo com que a empresa tomasse medidas para evitar uma declaração de falência.