Genial: dividendo da Alupar deve valorizar muito

A empresa se tornou a principal escolha da Genial Investimentos para 2022 no setor elétrico 

A Alupar (ALUP11) faz parte do para o top 5 ações queridinhas da Genial Investimentos, além de ocupar o lugar de principal aposta para o setor elétrico este ano. E os motivos? A BP Money te conta. 

Além de possuir dividendos para lá de generosos, a visão de expansão dos negócios e a natureza do segmento da companhia foram fatores que contribuíram com a escolha da corretora. 

 

Por meio de um relatório assinado pelo analista de Setor elétrico e saneamento da Genial, Vitor Sousa, a corretora argumenta como esses pontos que justificam o investimento na companhia tem chances levar as ações da Alupar a uma valorização de 42,97%, chegando ao fim do ano com o preço-alvo de R$ 35. No momento em que o relatório foi publicado os papéis valiam R$ 24,48. 

O primeiro pilar de confiança é a força do setor de energia elétrica, que detém demanda inelástica e, portanto, se apresenta como mais resiliente à volatilidade. Para a Alupar, que possui maior parte do EBITDA exposta ao segmento de transmissão, a operação é marcada por receitas reajustadas por índices inflacionários. 

O segundo motivo, o crescimento da empresa, é formado por uma série de projetos que ainda estão em desenvolvimento e que devem continuar a expandir seu EBITDA ao longo dos próximos anos, isso sem contar os que já foram entregues recentemente. 

 

O terceiro e último motivo e a crença de que 2022 será o ano da “virada de chave” no quesito dividendos, sendo associado diretamente ao ciclo de crescimento da companhia. Após intensificar investimentos, a empresa deve ser mais generosa no que diz respeito à distribuição de proventos a partir de 2022, segundo o relatório. 

Para o analista da Genial, com o ciclo de investimentos da empresa entrando em uma fase menos intensa em relação aos últimos anos, algumas questões geram expectativas: “Queda na necessidade de investimentos, aumento da geração de caixa da empresa e, por último, elevação do pagamento de dividendos daqui por diante”. 

O relatório mostra que com os atuais níveis de preço, o rendimento de dividendos da empresa em 2021 foi de 3.5%. Levando em consideração as estimativas da corretora o fluxo de caixa da Alupar. A Genial acredita que esse rendimento pode saltar acima dos 9% em 2022 a depender do apetite da empresa em entrar em novos projetos. 

Em suma, a corretora enxerga que a elétrica possui um negócio com fortes características defensivas e boa capacidade de execução de projetos, além de um bom histórico no que diz respeito à alocação de capital.