Forever 21 irá fechar todas as lojas no Brasil até domingo e faz queima de estoque

A empresa de fast-fashion encerrará as atividades no País devido à crise financeira e problemas judiciais

A Forever 21, rede norte-americana de varejo de moda, deve encerrar todas as atividades no Brasil ainda nesta semana. De acordo com o “Estadão”, as 15 lojas restantes da rede irão fechar as portas até o próximo domingo (19).

A marca está saindo do Brasil após oito anos de operação no País, em meio a uma recuperação judicial nos EUA  e inúmeros processos. Em 2012 a varejista foi notificada pelo Ministério de Trabalho norte-americano, que afirmou ter encontrado oficinas de fornecedores da Forever 21 em condições de trabalho análogo à escravidão em Los Angeles, Califórnia. A rede disse que esses problemas foram solucionados naquele mesmo ano.

No entanto, de acordo com a revista “Forbes”, a marca também já foi processada mais de 50 vezes por violar direitos autorais. Desde setembro de 2019, a Forever 21 se encontra em recuperação judicial e anunciou o fechamento de lojas ao redor do mundo, atribuindo a concorrência entre as lojas de rua e o e-commerce como as principais causas.

Leia também: Shein começa a montar operação no Brasil com ex-Shopee

A empresa recorreu ao Capítulo 11 da Lei da Falências norte-americana, que permite manter o controle e posse de bens enquanto administra uma reestruturação, e manteve a posse das 800 lojas nos EUA, Ásia, Europa e América Latina.

Ações judiciais no Brasil e saldão

Por aqui, a Forever 21 virou alvo de ações judiciais movidas por shoppings, uma vez que a varejista não cumpriu com contratos de aluguel. Sem chegar a um acordo, no ano passado, a empresa fechou todas as 11 lojas nos shoppings da Multiplan.

Outros processos por inadimplência no aluguel foram movidos pelos Shopping Tijuca e o Plaza Shopping Niterói, da BRMalls. O shopping RioSul e a Justiça do Rio de Janeiro deram 30 dias de prazo para que a marca deixasse o local, também devido aos aluguéis atrasados.

A Forever 21 ainda possui 15 lojas no Brasil, e todas as unidades devem fechar as portas até domingo. Com isso, a marca está promovendo uma liquidação de 50% para liquidar o estoque. As peças disponíveis na Dafiti também estão em promoção.

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Forever 21 Brasil (@forever21brasil)