Follow-On Braskem: entenda situação

A definição do preço das ações, está marcado para a próxima quinta-feira (27).

A infinita maratona corrida pela Petrobras e o grupo Novonor (antiga Odebrecht) para a venda de suas respectivas participações na Braskem ganhou mais um passo, com a companhia anunciando nesta segunda-feira (24) que protocolou seu pedido de follow-on na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Seus acionistas controladores haviam protocolado o pedido de registro de oferta pública de distribuição secundária (follow-on) à CVM no último dia 14. A oferta terá até  154,9 milhões ações preferenciais classe “A” da companhia e deve ser realizada, simultaneamente, no Brasil e no exterior, sob a forma de American Depositary Shares, em oferta registrada na Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos.

Com isso, a oferta pode levantar mais de R$ 8 bilhões, além do fim do processo onde uma empresa avalia o interesse do mercado financeiro pelos seus ativos, chamado de bookbuilding. A definição do preço das ações está previsto para acontecer para a próxima quinta-feira (27). 

Oferta
As ações da Braskem que serão vendidas por parte dos dois controladores ocorrerão em fases. Na primeira operação, haverá apenas ações preferenciais, tornando possível que a Braskem conclua a sua migração para o Novo Mercado. Do montante total da oferta, 10% do lote será ofertado ao varejo (acionistas pessoa física). Por sua vez, 90% dessa parcela (de 10%) terá um lock-up de 45 dias; ou seja, os acionistas que participarem da oferta não poderão negociar os papéis da empresa dentro desse prazo.

A venda das ações dependia, principalmente, de decisão da Novonor sobre a forma de venda dos papéis. Entre outros motivos, a transferência da participação poderia servir para quitar dívidas da construtora, que está em recuperação judicial.

A empresa precisa vender os papéis porque eles foram dados em garantia para cinco instituições financeiras para dívidas que, somados principal e juros, alcançam R$ 15 bilhões. Parte do recurso levantado com a oferta, será utilizado pela Braskem, que encontra-se em Recuperação Judicial (RJ), para pagar dívidas com os credores Bradesco, Itaú e Santander.

Cronograma da oferta:

– Período da Reserva:  21/01 a 26/01

-Fixação do preço por ação:  27/01

-Início das negociações:  31/01

– Liquidação:  01/02

A braskem no novo mercado
A Braskem tem apresentado números relativamente superiores aos de seus pares americanos, porém ela ainda negocia a múltiplos muito depreciados ante os demais players da cadeia petroquímica. A migração da companhia para o Novo Mercado da B3, é entendido como um processo importante para a melhoria da percepção do mercado a respeito da governança corporativa da empresa.

O Novo Mercado é o segmento de listagem de empresas com capital aberto na bolsa brasileira, a B3, que seleciona e reúne as ações de companhias que adotam as melhores práticas de governança corporativa existentes no mercado.

Lançado pela bolsa em 2000, ele se trata de uma opção listagem na qual as empresas adotam, de forma voluntária, políticas de governança muito acima do que a legislação exige. Assim, pode-se dizer que o Novo Mercado reúne as ações de companhias que oferecem mais transparência e direitos para seus investidores.