Facily demite 30% dos funcionários mesmo após se tornar unicórnio

Empresa ainda deve realizar mais demissões, segundo informações do portal “Startups”

A startup Facily, de compra e venda de produtos online, demitiu 30% de sua força de trabalho. O movimento ocorre seis meses após a empresa ganhar o status de unicórnio. Avaliada em cerca de US$ 1 bilhão, a empresa desligou cerca de 260 pessoas recentemente. As informações são do portal “Startups” e foram publicadas nesta quarta-feira (20).

Atualmente, a Facily conta com 860 funcionários. Dos mais de 260 demitidos, 85 pessoas são da área de tecnologia. Entre eles estão: engenheiro de dados, de software, UX writers e analistas de BI. De acordo com o “Startups”, a Facily planeja realizar mais demissões. A empresa não divulgou nada sobre as demissões e trata os processos internos de forma “sigilosa e respeitosa”, com o intuito de preservar seus ex-funcionários.

“A Facily busca constante evolução e eficiência para melhorar a experiência de todos que fazem parte e interagem com a empresa. Mudanças, inclusive em times, são necessárias para isso. Sempre vamos priorizar o que de fato faz a diferença no impulsionamento do nosso negócio. Para preservar as nossas pessoas preferimos não comentar sobre os processos internos, pois tratamos de forma sigilosa e respeitosa”, informou em nota à imprensa.

No final do ano passado, a Facily informou que iria aumentar sua atuação no cenário doméstico, além de ter planos de levar sua operação para a Colômbia e ao México. Perguntada sobre esses planos, a empresa não comentou se levará adiante.

Assim como a Facily, recentemente o QuintoAndar e a Loft também realizaram cortes em sua força de trabalho. O movimento acontece em meio a um momento em que as empresas estão revendo projeções e diminuindo a velocidade de crescimento frente ao atual cenário econômico. 

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A Facily é uma startup brasileira fundada por Diego Dzodan, Luciano Freitas e Vitor Zaninotto, em abril de 2018. A companhia consiste em um comércio eletrônico compartilhado, chamado de “Marketplace social”. Ou seja, dentro do aplicativo, as pessoas se unem para fazer pedidos juntas e ganharem descontos em compras de produtos. Só em outubro de 2021, a empresa mediou mais de 7 milhões de pedidos de produtos que vão desde alimentos e bebidas até eletrônicos.