Etanol fecha 3ª semana sem controle na alta de preços

Estoques folgaram do etanol com queda das vendas pela perda de competitividade

 Até quatro semanas atrás, as condições de abastecimento normal do etanol hidratado para os próximos meses eram preocupantes, apesar do setor não ter confirmado oficialmente. 

O que amenizou o cenário para uma entressafra mais longa foi a queda brusca do biocombustível, que junto a perda de competitividade frente à gasolina, diminuiu as chances de estoques limitados pela produção em quedas constantes, e com safra praticamente encerrada. 

É a terceira semana seguida em que o produto cai nas usinas, nesta última a queda foi de 3,31% (R$ 3,5351), segundo o Cepea, depois de aumentos pesados nos períodos anteriores. Esse resultado acaba gerando recuos diários nas distribuidoras. 

De 22 a 26 deste mês, nas bombas o etanol caiu 0,35%, na média nacional em torno de R$ 5,395, enquanto o derivado do petróleo, por sua vez, manteve a estabilidade. 

Somente quedas maiores podem resultar na volta de elasticidade à paridade com a gasolina, que estava acima de 80% na semana anterior, e voltar a fazer a cadeia remarcar os preços para manter a demanda equilibrada com a oferta na marca d’água.