Empréstimo para empresa: dá para contratar online?

As plataformas de empréstimos, também chamadas de Fintechs, tem popularizado bastante essa modalidade de crédito

As plataformas de empréstimos de pessoa para pessoa, também chamadas de Fintechs, tem popularizado bastante essa modalidade de crédito. Mas, dá para contratar um empréstimo para empresa online?

A tecnologia tem inovado bastante o mercado financeiro, os avanços vão desde a popularização dos bancos digitais, até a ampliação das oportunidades de crédito e financiamentos, a exemplo das Fintechs.

Tão seguras quanto os bancos tradicionais, essas plataformas visam facilitar o acesso ao crédito, disponibilizando crédito de uma forma mais rápida e prática, já que tudo é feito online.      

Quer saber mais sobre empréstimos online e como eles podem ajudar seus negócios? Continue com a gente e confira!

Como funciona o empréstimo online?

No geral, o conceito Fintech engloba todo tipo de organização que trabalha com inovações tecnológicas no setor financeiro, ou seja, elas vão além da oferta de crédito.

As Fintechs de Crédito podem seguir dois modelos:

Sociedades de Crédito Direto (SCD): que executam operações de crédito com recursos próprios, e geralmente prestam serviços adicionais (análise de crédito, cobrança, seguros correlacionados) inclusive a outras instituições financeiras; 

Sociedade de Empréstimo entre Pessoas(SEPs): que promovem operações peer-to-peer (P2P). Nesse modelo, o capital investido por credores é direcionado aos devedores após negociação em plataforma eletrônica. 

Os grandes bancos ainda são a principal fonte de empréstimos no Brasil. Contudo, a burocracia destas instituições e, do outro lado, a facilidade oferecida pelas plataformas têm mudado esse cenário a cada dia. 

Quais as vantagens das plataformas de empréstimo?

O Banco Central do Brasil tem criado normas que dão mais segurança para a atuação de Fintechs e isso tem aumentado as oportunidades e também a competitividade no setor. 

Com isso, ganham os consumidores, que têm cada vez mais opções e vantagens.

Confira alguns deles: 

Agilidade nos processos

O principal objetivo das plataformas financeiras é tornar as operações financeiras mais simples e ágeis. Isso vale tanto para as exigências de documentação quanto para liberação do crédito.

Todo processo é online. Basta pesquisar uma boa plataforma, preencher os cadastros, escolher o tipo de empréstimo e prazos. A resposta também é muito rápida, não ultrapassando algumas horas.
Assinatura de contrato e liberação de recursos também podem ser muito rápidos, a depender da escolha da modalidade de linha de crédito.

Menos burocracia

As plataformas costumam exigir uma documentação menor que os bancos e tudo é encaminhado diretamente para a pessoa certa dentro da instituição financeira. 

Outra facilidade é que o armazenamento de documentos passa a ser na nuvem. Desta forma,  a localização de informações se torna muito mais rápida e simples, além de organizada. 
Além disso, as ferramentas antifraudes aceleram análises que demoravam dias ou semanas para serem feitas, o que nas Fintechs é feito em minutos.

Serviços mais especializados

Instituições tradicionais oferecem maior diversidade de serviços. Por outro lado, pode pecar pela qualidade e burocracia por conta da falta de foco e, muitas vezes, pouca inovação.  
Em contrapartida, as plataformas financeiras são extremamente focadas no serviço que oferecem e totalmente baseadas em inovações tecnológicas. Ao mesmo tempo que possuem equipes mais enxutas, essas também são mais especializadas na função que exercem, oferecendo melhores serviços.  

Menos juros

As baixas taxas de juros são outro diferencial positivo das plataformas de crédito em relação às instituições tradicionais.Isso é possível, entre outras coisas, porque essas startups não gastam com estruturas físicas e sua manutenção.

Outros fatores que influenciam nos juros são as ferramentas que preveem mais precisamente os riscos de inadimplência e, do lado do contratante, a possibilidade de fazer simulações com taxas e encargos além da comparação entre diversas instituições.     

Com as simulações, o consumidor fica imediatamente consciente de todas as tarifas e encargos inclusos no serviço, ou seja, o Custo Efetivo Total (CET) do seu empréstimo. 

Embora essa informação seja obrigatória no ato da contratação de um empréstimo, ela nem sempre fica clara quando se trata das instituições financeiras físicas. Em algumas dessas instituições, isso costuma demorar mais e ser dito somente na hora de assinar o contrato..

Plataformas de crédito também são uma opção para empresas

As plataformas de crédito também se tornaram uma excelente opção para realização de empréstimo pessoa jurídica. Especialmente para pequenas e médias empresas que enfrentam certa dificuldade de acessar recursos em bancos.
Uma dessas modalidades é home equity, que tem as condições mais acessíveis do mercado e pode ser solicitada 100% online. Já em relação a Fintech, a CashMe é uma empresa especialista em crédito com as menores taxas de juros, pagamento em longo prazo e com os melhores especialistas no assunto.