Empresas estão mais relutantes em conceder crédito, aponta levantamento

Apenas no primeiro semestre do ano, pedidos de análise de crédito das empresas subiram 265%

As empresas têm tido cada vez mais cuidado na hora de conceder crédito, para evitar um eventual prejuízo. Segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, somente no mês de maio, 6,1 milhões de empresas brasileiras tiveram algum problema relacionado à inadimplência. 

O alto número teve como consequência um aumento significativo dos pedidos de análise de crédito das empresas, que subiram 265% apenas no primeiro semestre de 2022, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma SaaS de compliance Kronoos. 

“A comparação apresenta um aumento de quase três vezes na quantidade de dossiês desenvolvidos. Este movimento revela uma intensificação dos cuidados com o histórico das instituições com as quais os concessores de crédito estão dispostos a fazer negócios”, afirmou Alexandre Pegoraro, CEO do Kronoos.

“A conjuntura econômica forçou as empresas a diminuírem as margens de risco e as ferramentas tecnológicas de mineração de dados estão auxiliando neste objetivo”, explicou Pegoraro. 

De acordo com Renato Aragon, o Associate Director da boutique de consultoria para o mercado financeiro e de pagamentos Xsfera, as instituições financeiras foram forçadas a serem mais eficientes em suas operações por conta da inflação crescente no Brasil, crise econômica, guerra, aumentos constantes da taxa Selic e a perspectiva de crescimento menor para o PIB.

“Neste sentido, reduzir a probabilidade de prejuízos causados pela inadimplência através de uma avaliação bem estruturada no momento da concessão é essencial para garantir a qualidade da carteira de crédito”, afirmou Aragon.