Empresas de commodities e energia lideram dividendos de 2021

Das 8 empresas que mais pagaram os proventos no ano, 4 são do setor elétrico e 3 são de commodities

As empresas relacionadas aos setores de commodities e de energia lideraram os pagamentos de dividendos em 2021, de acordo com levantamento do Economatica. Das 8 companhias que mais pagaram os proventos no ano, 7 pertencem a pelo um dos segmentos citados.  A empresa que registrou o maior dividend yield (índice de rendimento de dividendos) foi a Copel (CPLE6), alcançando 24,3% nos últimos 12 meses.

Historicamente as companhias elétricas tendem a pagar bons dividendos, por serem empresas que, normalmente, possuem uma receita constante sem uma grande necessidade de ampliação de negócio, pois a quantidade de clientes crescerá substancialmente no curto prazo, exigindo maior demanda. Assim, as elétricas acumulam mais capital e costumam realizar mais os pagamentos de dividendos para remunerar seus acionistas e ter fluxo de caixa.

“Em relação às elétricas, o setor de transmissão são empresas com fluxo de caixa mais tranquilo. Porque? O segmento é remunerado por meio da Receita Anual Permitida (RAP), sendo que essas receitas já são pré-definidas durante a outorga. Quando uma empresa vence uma concessão, ela precisa saber quanto de RAPs é preciso para construir a operação, além de saber o quanto irá receber. Com o fluxo de caixa tranquilo, os investidores podem ter uma previsibilidade maior de dividendos”, afirmou o head de renda variável da BP Money, Pedro Queiroz.

Sobre as companhias de commodities, o especialista explica que as empresas ligadas a esses recursos são “cíclicas”, que, muitas vezes, dependem do ciclo da matéria-prima para ter uma geração de caixa maior e, consequentemente, pagar bons dividendos. Queiroz fala que este ano foi positivo para os commodities por conta da pandemia, e citou o exemplo do minério de ferro que chegou a sua máxima histórica, por volta de US$ 220. As companhias do segmento são beneficiadas por dois fatores:

1.Preço do Câmbio: As negociações normalmente são feitas em dólar, o que dá um ganho “duplo” para as empresas;
2.Preço da Commodity: Quanto maior o preço das commodities, maior o volume de caixas dessas companhias.

“Esse ciclo de commodities fez com que essas empresas tivessem uma forte geração de caixa, reduzindo sua alavancagem e, consequentemente, elas depois distribuíram essa forte geração de caixa em dividendos. No início da liquidez teve esse ciclo, que favoreceu o caixa, e também teve o trade-off entre as empresas de crescimento múltiplo e de velho, provocando o rotation. Essas companhias têm um fluxo de caixa mais previsível, com um payout mais definido, pois boa desse caixa é usado no pagamento de dividendos”, completou Queiroz.

Confira as empresas que mais pagaram dividendos em 2021:

EMPRESA
TICKER
SETOR
DIVIDEND YIELD

Copel
CPLE6
Energia
24,3%

Gerdau
GOAU3
Commodities
23,6%

Vale
VALE3
Commodities
20,3%

Petrobras 
PETR3
Commodities
19,6%

Cyrella
CYRE3
Imobiliário
17,7%

EMAE
EMAE4
Energia
17,6%

ISA CTEEP
TRPL4
Energia
17,4%

Rede Energia
REDE3
Energia
15,5%