Eletrobras (ELET6): após adiamento, processo de privatização deve ser realizado até agosto

No cronograma do governo, a desestatização estava programada para ocorrer até 13 de maio

A privatização da Eletrobras (ELET6) já no próximo mês de maio foi inviabilizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União). No entanto, o comando da empresa avalia que a operação pode ser finalizada ainda neste ano, mas em uma nova “janela” de datas até agosto.

Anteriormente, o governo trabalhava com o cronograma de realizar a desestatização até 13 de maio, porém a discussão teve de ser adiada após o ministro do TCU, Vital do Rêgo, pedir vista ao processo que analisa a privatização. A decisão foi adiada por pelo menos 20 dias, e o tribunal só deve voltar a analisar o caso a partir do dia 11 de maio. 

O conflito entre o governo e o TCU ocorre porque o mercado havia estabelecido o 13 de maio como o prazo limite para que grandes fundos de investimento entrassem no negócio. A partir do segundo semestre, a campanha eleitoral entrará em fase decisiva, o que pode afastar investidores estrangeiros. 

Após decisão do TCU, o governo não estará mais autorizado a utilizar o balanço do quarto trimestre de 2021 na modelagem da operação e terá que se basear nos dados da Eletrobras do primeiro trimestre de 2021, que deve ser divulgado em 16 de maio. 

Processo de privatização da Eletrobras

A Eletrobras, maior empresa de energia da América Latina, corre contra o tempo para ser privatizada. Dona ou sócia das mais importantes hidrelétricas do Brasil, como Belo Monte e Furnas, a companhia busca captar cerca de R$ 25 bilhões com o processo. Se vingar, será uma das maiores operações na Bolsa na história das empresas brasileiras.

Para consolidar a desestatização, a participação da União na Eletrobras precisa cair de 72% para 45%. Nenhum acionista poderá ter mais do que 10% do total das ações.

A privatização da Eletrobras ainda neste ano é importante para o governo Bolsonaro, uma vez que o presidente foi eleito com a bandeira de redução do Estado, porém não conseguiu finalizar a desestatização de uma grande empresa durante os anos de governo.

Com as notícias do avanço do processo de privatização da empresa, os papéis da Eletrobras (ELET6) apresentaram aumento de cerca de 21% em um mês e 28% no acumulado do ano.