Eletrobras (ELET6) anuncia oferta de ações de sua capitalização

Oferta primária será de 627,7 milhões de ações

A Eletrobras (ELET6) lançou a oferta pública de ações para a privatização da companhia.

O anúncio da Eletrobras foi realizado na CVM (Comissão de Valores Imobiliários) na manhã desta sexta (27), e mostrou que as ofertas primária (novos papéis) e secundária (papéis já existentes) serão de 627,7 milhões de ações, de acordo com informações do “Valor Econômico”.

A operação, que poderá ter lote suplementar de até 15% das ações da oferta inicial, também contará com uma oferta secundária de 69,8 milhões de ações do BNDESPar.

Além disso, a maior companhia de energia do País também comunicou que a oferta primária inclui ADRs (American Depositary Receipts), emitidos nos EUA.

Segundo os documentos divulgados pela empresa, a agenda contará com o período de reserva acontecendo entre 3 e 8 de junho, com o bookbuilding (processo de coleta de intenções de investimento) no dia 9 de junho, com a negociação dos ADRs em 10 de junho e com as ações na BR no dia 13 do mesmo mês.
 

Eletrobras republicou balanço do primeiro trimestre para incluir negociação da Furnas

Ainda na manhã desta sexta (27) foi anunciado que a Furnas, subsidiária da Eletrobras, precisará realizar o aporte de R$ 1,58 bilhão pela Seasa (Usina Santo Antônio Energia).

O pagamento será resultado de uma condenação arbitral sofrida pela energética. Com a compra, a Furnas será detentora de cerca de 70% da Seasa, carimbando o posto de, praticamente, única dona da companhia.

Apesar de muito elevado, o valor do aporte não seria a maior preocupação para a negociação, mas sim, a repercussão negativa da falta de pagamento por parte da Seasa.

Tal inadimplência poderia comprometer o processo de capitalização da maior companhia elétrica do Brasil, o que motivou ainda mais a rápida movimentação da Furnas, para evitar qualquer impasse.
 

Queda nas ações da companhia podem acontecer, disse fonte ouvida pelo “Valor”

De acordo com o descrito na matéria, uma fonte reforçou que o processo de follow on já está acontecendo, e por isso, o preço de mercado da empresa irá variar até o dia 9 de junho, em que a precificação da oferta será confirmada. 

Os bancos coordenadores da oferta da Eletrobras são Bank of America (BOAC34), BTG Pactual (BPAC11), Goldman Sachs (GSGI34), Itaú BBA (ITUB4), XP Investimentos, Bradesco BBI, Caixa Econômica Federal, Citi (CTGP34), Credit Suisse (C1SU34) , J.P. Morgan (JPMC34), Morgan Stanley (MSBR34) e Safra.