Ações da Eletrobras (ELET6) valorizam mais em duas semanas do que retorno de um ano do FGTS

Retorno em 12 meses pode ser superior a cinco anos do fundo de garantia

As ações ordinárias da Eletrobras (ELET6) tiveram alta superior ao rendimento de um ano do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde a privatização da companhia.

Após o período de duas semanas, em que foi concluído o processo de capitalização da Eletrobras, as ações da companhia elétrica registraram aumento de 7,86%, de acordo com levantamento realizado pela “Folha”.

Cada ação foi comprada no valor de R$ 42. Entretanto, as mesmas ações foram negociadas a R$ 45,3 no fechamento do pregão da última segunda-feira (27).

A reportagem, corroborada por analistas da “Bloomberg”, indica que as ações da companhia possuem potencial de aumento de até 19% nos próximos doze meses, o que resultaria no rendimento total de mais de 28% até junho de 2023.

Além disso, os ganhos de dividendos também podem aumentar os ganhos em 4% no próximo ano, de acordo com as previsões dos analistas ouvidos.

Caso os rendimentos descritos sejam alcançados, será necessário que os investidores do FGTS aguardem o período de mais cinco anos para atingir o mesmo patamar de ganhos.
 

Processo de follow-on da Eletrobras movimentou mais do que o esperado pelo mercado

O anúncio da oferta pública de ações da companhia ocorreu no dia 27 de maio. As ofertas primária (novos papéis) e secundária (papéis já existentes) somaram 627,7 milhões de ações, e a empresa informou que a oferta primária inclui ADRS (American Depositary Receipts), emitidos nos EUA. 

O período de reserva ocorreu entre 3 e 8 de junho, enquanto o bookbuilding (processo de coleta de intenções de investimento) aconteceu em 9 de junho.

No processo de capitalização, foi permitido aos trabalhadores usarem até 50% da reversa disponível no FGTS para comprar ações do FMP (Fundo Mútuo de Privatização).

Devido à alta demanda no processo, foi realizado um rateio, que permitiu aos aplicadores usarem somente 66,7% do solicitado inicialmente na oferta da Eletrobras.