Eletrobras (ELET3;ELET6): Wilson Ferreira Júnior é eleito novo presidente

A volta de Ferreira Jr. à empresa é aguardada com otimismo pelo mercado

O Conselho da Eletrobras (ELET3;ELET6) elegeu o novo presidente da companhia. Trata-se de Wilson Ferreira Júnior, segundo fato relevante divulgado na noite desta sexta-feira (5). 

Rodrigo Limp Nascimento, eleito como diretor de Regulação e Relações Institucionais da Eletrobras, seguirá no cargo de presidente interino até a posse de Ferreira Jr., que poderá ocorrer até 20 de setembro.  

De acordo com o Infomoney, a volta de Ferreira Jr. à empresa que comandou ainda como estatal entre 2016 e 2021 é aguardada com otimismo pelo mercado.

Ferreira Jr. é encarado como a cabeça por trás da reestruturação da elétrica e sua preparação para a privatização, pautada em aumento de eficiência, enxugamento e redução de alavancagem.

Ferreira Jr. deixou a presidência da Vibra (VBBR3) em meados de julho. Seu retorno à Eletrobras é visto como um desfecho da transição da companhia para uma “corporation”, após a confirmação de um conselho com nomes alinhados à lógica de mercado e especificamente à visão de Ferreira Jr. sobre a empresa.

Eletrobras aprova novos integrantes para conselho

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), acionistas da Eletrobras aprovaram os novos integrantes do conselho de administração da companhia de energia elétrica, agora privatizada.

Dos onze membros, sete são novos integrantes e três foram reconduzidos, além do representante dos empregados.

Foram eleitos para o Conselho de Administração da Eletrobras Ivan Monteiro, ex-presidente da Petrobras (PETR3;PET4), Marcelo Gasparino, Carlos Augusto Leone, ex-presidente da Equatorial, Octavio Cortes, ex-conselheiro da Light e Marisete Pereira, que já ocupou cargo no Ministério de Minas e Energia.

Ainda foram eleitos Vicente Falconi, que já foi conselheiro da empresa, além dos atuais conselheiros, Marcelo de Siqueira Freitas, Felipe Villela Dias e Daniel Alves Ferreira.

Em 18 de junho, nove dos dez integrantes do Conselho de Administração da Eletrobras apresentaram uma carta de renúncia. A empresa, agora privatizada, passou recentemente por um processo de capitalização.