Eletrobras e Correios estão na mira da privatização, aponta Guedes

Ministro da Energia afirmou em dezembro que privatização da Eletrobras deve acontecer no segundo trimestre deste ano 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou quais as próximas estatais que devem ser privatizadas, na lista são possíveis ver nomes de companhias como Eletrobras e Correios.  

Nesta sexta-feira (28), Guedes previu que o Senado deve retomar a agenda e aprovar a privatização dos Correios. O ministro disse ainda que “os Correios e a Eletrobras estão na pista para a privatização”. 

No fim de 2021, mais precisamente em dezembro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou que a privatização da Eletrobras deveria acontecer no segundo trimestre de 2022. Ele aproveitou a ocasião para minimizar o atraso da avaliação da capitalização da empresa pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Já para os Correios o cenário é outro, isso porque a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ainda se prepara para retomar os debates sobre privatização. Em novembro do ano passado, a CAE adiou a deliberação do relatório do PL 591/2021, tendo em vista que o relator, senador Marcio Bittar (PSL-AC), apresentou complementação de voto ao projeto do Executivo. 

O ministro da Economia também espera que, na volta dos trabalhos, os senadores consigam reavaliar a criação de programas sociais, tais como o BIP e o BIQ, ainda em 2022. Vale ressaltar que a matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. 

Guedes argumentou também sobre a abertura do processo de acesso do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dizendo que a entidade reconhece que o País está no caminho certo. “Certamente seremos o primeiro país a satisfazer os requisitos”, completou.