Eleições na França: Macron e Le Pen devem se enfrentar no 2º turno

Le Pen pertence ao "Assembleia Nacional", partido de extrema direita mais tradicional da França, e está concorrendo à presidência do país pela 3ª vez

De acordo com as projeções feitas após o fechamento das urnas neste domingo (10), o atual presidente da França, Emmanuel Macron, deverá enfrentar Marine Le Pen no segundo turno das eleições na França, que está marcado para o dia 24 de abril.

Le Pen pertence ao “Assembleia Nacional”, partido de extrema direita mais tradicional da França, e está concorrendo à presidência do país pela terceira vez. Apesar de ter ficado em segundo durante toda a campanha eleitoral, a distância para Macron diminuiu nos dias que antecederam a votação deste domingo.

A candidata à presidência da França afirmou, após a divulgação dos resultados das pesquisas, que será “a presidente de todos os franceses”. Por outro lado, Macron disse em seu discurso que os eleitores devem votar nele para que a extrema direita não assuma o poder. Ele ainda afirmou que a França e a Europa estão em um momento “decisivo”. 

Nas eleições de 2017, Macron e Le Pen se enfrentaram no segundo turno. Na ocasião, Macron saiu vencedor com 66% dos votos. Entretanto, as projeções para a eleição deste ano apontam uma disputa mais acirrada, já que neste ano Le Pen apostou em uma campanha menos radical, buscando atrair uma base maior de eleitores.

Mesmo assim, Macron diz que Le Pen faz uma campanha com o temor dos franceses. “Quando vejo as opiniões da extrema direita, quem quer que seja o candidato, há muitas ligações com teorias da conspiração e os dois anos da pandemia de Covid-19”, disse ele.

Veja também: EUA terá inflação alta em 2022 e 2023, diz presidente do Fed de Cleveland

As projeções mostraram ainda que o representante da esquerda Jean-Luc Mélenchon teve 20,1% dos votos. Em seguida, o ultradireitista Éric Zemmour, aparece com 7,2%, e Valérie Pécresse, da direita, teve 5%.

Caso haja uma vitória de Le Pen nas eleições na França no dia 24 de abril, a nova presidente assumirá o país europeu no dia 13 de maio.