Dr.consulta tem na inteligência artificial o remédio para diminuir custos aos pacientes

Apesar de sua primeira unidade física ter sido lançada em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, startup não se vê como “clínica popular”

As startups que ganham notoriedade no mercado são sempre as que oferecem algum tipo de vantagem ao consumidor, seja ela do setor de mobilidade, financeiro ou qualquer outro. A healthtech dr.consulta surgiu com o propósito de proporcionar aos seus clientes consultas melhores do que as do setor público (por um preço justo). Para conseguir repassar preços atrativos aos pacientes, a dr.consulta utiliza a tecnologia para analisar dados dos “clientes” e ter mais assertividade em relação a exames e tipos de consultas.    

Em entrevista ao BP Money, o CEO do dr.consulta, Renato Velloso, afirmou que a empresa se concentra em fazer o uso inteligente dos recursos tecnológicos que têm, a fim de diminuir custos para repassar bons preços aos pacientes.

“A gente acorda todo dia pensando em como reduzir custos na linha de cuidado dos clientes. Somos uma empresa de saúde em cima de uma plataforma proprietária tecnológica (healthtech). Pelo nosso desenvolvimento tecnológico, por nossas análises de dados e através dos nossos algoritmos, nos nossos protocolos clínicos, conseguimos chegar a um diagnóstico perfeito do paciente. Temos a capacidade de pedir menos exames e como a maioria dos nossos pacientes são out off pockets (não tem assinatura), conseguimos reduzir os custos para eles”, afirmou Velloso. 

Apesar da primeira unidade física da dr.consulta ter sido lançada em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, a startup não se vê como uma “clínica popular”, segundo o CEO. Para o executivo, entretanto, este rótulo foi fundamental para a popularização da empresa.

“Nós não nos vemos como uma clínica popular, mas foi bom pra gente terem colocado esse selo de popular, até porque estávamos inovando. Por ter um preço justo, as pessoas começaram a procurar uma caixinha para definir a gente, e aí colocaram a gente na caixinha dos populares, mas foi bom porque rapidamente criamos um conceito e muitos nos imitaram. Acabamos virando a marca de prestígio dessa classe”, explicou o executivo da dr.consulta. 

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Velloso destacou que o investimento em tecnologia ao longo dos anos tornou a empresa mais eficiente. “Verticalizamos os exames, criamos nosso escritório eletrônico, armazenamos e trabalhamos muito bem todos os dados dos clientes, criamos ferramentas de inteligência artificial, que analisam dados do paciente e fazem recomendações para os médicos. Dessa forma, ganhamos em agilidade também”, disse Velloso.

Apesar de não abrir o seu valuation, a dr.consulta foi cotada, por algumas consultorias do mercado de startups, para se tornar unicórnio em 2022. Segundo o executivo da dr.consulta, a empresa está focada no propósito de abranger cada vez mais os seus serviços e expandir suas operações para além do território de São Paulo (hoje, ela já atua em Santos e no Rio de Janeiro – com uma unidade em cada local). 

“Não sei se somos startups mais, pelo tamanho que estamos, mas não divulgamos esse número (valuation), e também não nos preocupamos com isso. Estamos focados no nosso propósito”, afirmou Velloso.

Sobre a expansão, Velloso destacou que a empresa possui planos para aumentar sua oferta de serviços pelo País, mas o objetivo central neste momento é consolidar todas as linhas de negócio em São Paulo. 

“Depois que testarmos melhor o nosso modelo, vamos escalar fora de São Paulo”, destacou o executivo. 

No ano passado, a dr.consulta teve um faturamento de R$ 310 milhões, segundo o executivo. Para 2022, a perspectiva é de alta de 30% no faturamento, para R$ 403 milhões, juntando todas as linhas de negócio. 

“Temos, além da dr.consulta, a operadora de plano de saúde ‘cuidar.me’ (plano de saúde da dr.consulta) que vem crescendo muito bem e vem gerando um grande fluxo de pacientes para nossa empresa. A gente tem uma linha de negócio que é a do ‘out of pocket’ (clientes sem assinatura), temos o parceiro chamado Yalo – que tem o produto chamado ‘cartão dr.consulta’, que é uma forma de facilitar o acesso aos tratamentos, através dos descontos, então seguiremos fomentando esses negócios para o crescimento”, disse Velloso. 

O diferencial do modelo de negócios da dr.consulta frente a concorrência 

“O dr.consulta não é episódico”. Assim define o CEO da empresa Renato Velloso. Segundo o executivo, as concorrentes da dr.consulta, que começaram a aparecer agora no mercado, não possuem um ecossistema tão completo quanto o de sua companhia, além de não acompanharem os pacientes do início ao fim dos tratamentos. 

De acordo com Velloso, o modelo da dr.consulta não tem como objetivo final simplesmente “atender doenças”. A ideia central da empresa é manter os pacientes saudáveis, através de exames de rotina e consultas periódicas. 

“A questão dos exames é fundamental para nós. Nós estamos na linha de cuidado dos pacientes. Procuramos fazer o tratamento com um ecossistema completo, com o médico, os exames e as recomendações e tratamentos”, disse Velloso.

“Obviamente, quando você tem um caso crítico, nós também atendemos, sem dúvida alguma, também é o nosso core, mas não queremos que a cultura do nosso paciente seja de deixar para ir ao médico em um último momento”, complementou.

Mais uma vez citando a tecnologia como grande diferencial, o CEO da dr.consulta afirmou que a empresa consegue ficar “na linha de valor do médico e do paciente” devido ao uso correto de seus dados. 

“Temos prontuário eletrônico, protocolos clínicos digitais, diferenças na forma de remuneração dos médicos, entre outros. O paciente se sente integralmente assistido”, disse.

Segundo o executivo, até os salários dos médicos na dr.consulta são calculados de formas diferentes de outras empresas. 

“O médico recebe por três verticais: quantidade de pessoas que ele atende, o desfecho clínico (o que ele está levando de valor para o cliente) e a performance que ele leva para o paciente (satisfação do paciente e engajamento do paciente)”, explicou o executivo da dr.consulta.