Conheça vantagens competitivas do Porto Itapoá

O fundo, por meio de seu gestor, participa ativamente do processo decisório da empresa investida.

O fundo de investimentos BRZ Infra Portos FIP-IE, que detém em seu portfólio o Porto Itapoá, trouxe algumas vantagens competitivas do porto.

Lançado em 2011, ele já alcançou 100% de ocupação em 2015 e realizou sua 1ª expansão de capacidade em 2018. Um dos pontos que contribuiu para a expansão foi sua localização estratégica e a parceria com sócio armador que favorecem o processo de crescimento futuro.

Vale destacar que seu crescimento correu em meio a um período em que o setor apresenta barreira para a inserção de novos players, como a necessidade de alto investimento para implantação de um terminal, escassez de propriedades com aspectos físicos adequados para atividade portuária – águas abrigadas com grande profundidade, localização perto de centros econômicos relevantes e a disponibilidade de acessos logísticos de qualidade e da grande dificuldade para obtenção das licenças para dar início à operação.

Ainda assim, o ativo não apresenta riscos de implantação ou pré-operacionais, considerando que ele já opera desde 2011 e encerrou sua expansão de 500 mil para 1,2 milhão de TEUs por ano em 2018.

Vale destacar que o ativo inicial contempla o ativo perpétuo, com isso há um prazo indeterminado para Atividade Econômica Original por se tratar de um terminal portuário de uso privado (TUP).

O BRZ também acrescenta que o fundo, por meio de seu gestor, participa ativamente do processo decisório da empresa investida, com influência relevante na definição de suas políticas.